Até o fim do ano, o etanol e seis alimentos não pagarão imposto para entrarem no país. A redução a zero das alíquotas foi anunciada nesta semana pelo Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida tem como objetivo segurar a inflação. “Estamos preocupados com o impacto da inflação sobre a população. Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo”, declarou.
Os produtores de leite da região estão preocupados com a determinação, pois também atinge alimentos derivados de leite. Sendo assim, um aumento no preço pago ao produtor, pode estar distante da realidade, como explica o presidente do Sindicato dos Trabalhos Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner, em entrevista ao Grupo Ceres. Ouça:
Volnei Schreiner afirma que haverá uma mobilização em Porto Alegre no fim do mês de março. Ouça: