Início » Agro e sistema financeiro debatem crédito rural em painel do Grupo Ceres

Agro e sistema financeiro debatem crédito rural em painel do Grupo Ceres

por Grupo Ceres
84 visualizações

Pequenos produtores gaúchos afetados pela estiagem aguardavam ansiosos o anúncio de linhas de crédito emergenciais para diminuir as perdas com a seca que castiga o estado.

O anúncio feito na tarde desta quinta (10) durante a Expodireto que o governo federal vai liberar R$ 1,2 bilhão para as linhas de custeio do Pronaf por meio de MP (medida provisória), que deve ser editada até o início da próxima semana, vieram ao encontro do painel realizado pelo Grupo Ceres: CRÉDITO RURAL – FINANCIAMENTO, SEGUROS, CUSTOS, PREÇOS E MERCADOS.

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, participou do painel ao lado de outras autoridades, como o Presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Itapera, Ireneu Orth; o vice-Presidente da Sicredi – Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri; e o diretor comercial da Tovese, Alan Priesnitz Simch.

Os participantes falaram sobre a política de crédito rural, que desde a sua institucionalização, em 1965, é ferramenta importante para induzir a adoção de tecnologias no campo, da modernização da agropecuária nacional e da elevação dos volumes produzidos, o que permitiu ao Brasil figurar entre os principais players internacionais.

Atualmente, o volume de recursos anunciado pelo governo federal para um ano agrícola (julho a junho do ano subsequente) atende a cerca de um terço da necessidade de financiamento do setor.

Grande parte dos produtores rurais utiliza esses recursos para a realização de investimentos e para o custeio de suas atividades. Para a outra parcela de recursos necessária para a safra, os produtores recorrem a outras formas de financiamento de suas atividades, como fornecedores de insumos, tradings e recursos próprios.

O conhecimento das condições das principais linhas de crédito disponíveis no sistema financeiro, bem como dos programas que podem contribuir para melhorar a infraestrutura da propriedade e a competitividade dos empreendimentos, deve trazer oportunidade de melhorias e aumento da rentabilidade dos negócios no setor agropecuário.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade