– Desenvolver uma plantadeira de grãos com excelente plantabilidade, envolvendo uniformidade no acabamento, assim como um eficiente fluxo de palha para reduzir paradas e ainda ganhar mais tempo disponível para o trabalho com agilidade nas operações, foram os desafios assumidos pela Jacto ao lançar no mercado a sua primeira plantadeira, em agosto de 2020: a Meridia 200.
Durante a Expodireto Cotrijal, os visitantes poderão conferir presencialmente todos os seus diferenciais e tecnologias embarcadas.
Para tratores com potência de 145 cv a 225 cv, a Meridia 200 entrou no mercado ainda em 2020 com modelos de 11 a 15 linhas. Utilizando sistema pneumático à vácuo e dosadores Precision Planting em todos os modelos, a máquina é focada para atender culturas de verão como soja, milho e algodão, entre outras, com muita precisão.
Benefícios da Meridia 200 – Esta plantadeira possui soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, maior disponibilidade para o trabalho e fluxo de palha mais eficiente.
Na questão de excelência em plantabilidade, além do já mencionado uso do dosador de sementes Precision Planting, que permite um plantio sem falhas e com grande precisão, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Jacto projetou um inédito sistema de down force constante na linha de sementes, independentemente de sua posição no solo, que em conjunto com o chassi de 3 corpos articulados – com liberdade de articulação de até 25 graus -, permite que a plantadeira se adapte às ondulações do relevo, mantendo a pressão da linha constante sobre o solo e contribuindo com a uniformidade de plantio.
“Este sistema possibilita que o sulco se abra na mesma profundidade para a deposição das sementes de forma homogênea e, consequentemente, a disposição uniforme das plantas, resultando em melhor produtividade”, explica Mauro César Menão, gerente de negócios de plantio da Jacto.
A seleção e configuração da pressão desejada são executadas de forma muito simples e ágil, manualmente, e sem o auxílio de ferramentas, permitindo redução de tempo no ajuste das linhas.
Outro grande diferencial competitivo da Meridia 200 é a maior disponibilidade para o trabalho. “Quanto menos tempo o cliente perder com manutenções, ajustes e reabastecimento dos reservatórios, mais disponível a máquina fica para plantar”, comenta Menão.
Para a manutenção, foi desenvolvida uma forma simples de substituir elementos de plantio como pneus, discos e outros dispositivos, apenas retirando diretamente alguns parafusos, sem a necessidade de desmontar componentes adicionais. “O ganho de tempo em manutenção e substituições pode chegar a 50% em comparação com os sistemas tradicionais”, explica o gerente.
Já com relação aos reservatórios de sementes e adubo, a Meridia 200 foi desenvolvida com reservatórios de alta capacidade. Com mais de 300 litros de insumos por linha e uma das maiores capacidade de adubo do mercado, o modelo apresenta maior autonomia e agilidade nos abastecimentos. Consequentemente, maior rendimento de área plantada por dia.
Outra solução para aumentar a disponibilidade da máquina para o trabalho foi o desenvolvimento de um sistema de ajuste das rodas de profundidade de sementes, sem necessidade de peças adicionais.
“Este sistema permite variar a posição das rodas em relação aos discos para configurar adequadamente as linhas de plantio quando houver mudança nas condições do solo. Em um dia que chover, por exemplo, este ajuste fácil agiliza a reentrada da máquina no campo”, diz Menão.
O terceiro benefício de grande destaque da Meridia 200 é o fluxo de palha mais eficiente, com opções de ajustes precisos que permitem plantar sobre grandes quantidades de palhada com o mínimo de embuchamentos.
Uma importante característica que contribui com este benefício é o maior vão livre em relação ao solo que, associado a estruturas mais estreitas, possibilita um melhor fluxo de palha entre os elementos da máquina.
Além disso, com um maior vão livre, é possível o uso de discos de corte que podem chegar a até 22 polegadas de diâmetro, com um posicionamento adequado para um excelente corte de palha e, ainda, a possibilidade de que o disco supere obstáculos sem danificar a máquina, aumentando a sua vida útil.
A Meridia 200 também dispõe em todos os modelos de um sistema de monitoramento completo na distribuição das sementes. Sensores instalados nas linhas de plantio monitoram todo o fluxo de sementes linha a linha, informando ao operador se houve alguma falha na operação e quais das linhas precisam ser ajustadas.
Além do acompanhamento das linhas, a máquina também monitora reservatórios e produz informações de qualidade e produtividade no monitor, com visual diferenciado. “É uma plantadeira que chegou ao mercado para atender às novas necessidades dos produtores rurais. Robusta, eficiente e com alta qualidade de plantio”, finaliza Menão.
Resumidamente, os principais benefícios do equipamento são:
Maior plantabilidade:
- Sistema pneumático à vácuo;
- Dosadores Precision Planting;
- Sistema down force constante na linha de sementes;
- Chassi de 3 corpos articulados com liberdade de articulação de até 25 graus.
Maior disponibilidade de plantio:
- Manutenção de elementos de desgaste natural de forma simples e fácil;
- Reservatório de alta capacidade com mais de 300 litros de insumos por linha;
- Sistema de ajuste das rodas de profundidade de sementes de forma ágil e sem necessidade de peças adicionais.
Fluxo de palha mais eficiente:
- Maior vão livre em relação ao solo;
- Estruturas mais estreitas;
- Possibilidade do uso eficiente de discos de corte de até 22 polegadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa.