O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Maiquel Régis de Souza realizaram a entrega do Troféu Semente de Ouro ao advogado Ricardo Barbosa Alfonsin, membro da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da OAB.
O troféu é um reconhecimento às personalidades que dedicaram sua vida ao agronegócio gaúcho e brasileiro.
O evento é promovido pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Não-Me-Toque desde 2005. A solenidade deste ano foi realizada na tarde desta segunda-feira (07) no auditório central da Expodireto Cotrijal.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara disse que a entrega do Troféu Semente de Ouro “se tornou tão importante e distinto, não só para o nosso Legislativo, mas também para o Executivo municipal e por que não para a nossa Cooperativa – a Cotrijal”.
“Nossa cidade tem uma ligação muito forte com o Agronegócio, pela própria Expodireto, por nossas indústrias e pela Cotrijal que geram muito emprego e renda, além dos nossos agricultores, grandes, médios e pequenos, que com seu trabalho ajudam a produzir riquezas para nosso município, nos permitindo sonhar com uma Não-Me-Toque cada vez mais grandiosa, melhor e mais pujante”, ressaltou Maiquel.
Maiquel completou dizendo que “durante essa semana, estávamos nos preparando para a feira e nos deparamos com a seguinte frase: “ O Agro é a força que move e alimenta o mundo”. Esta frase sintetiza, de fato tudo que o agro representa, ele move tudo que está ligado a ele, traz muita informação e conhecimento, produz novas tecnologias e principalmente alimenta o mundo, coloca comida na mesa das pessoas, contribuindo de forma extraordinária para a diminuição dos problemas mundiais”.
HOMENAGEADO
Nascido em Porto Alegre, Ricardo Barbosa Alfonsin tem mais de 40 anos de trabalho em temas jurídicos ligados ao agro brasileiro. Advogado formado pela PUC/RS, teve atuação importante em causas que resultaram em benefício dos agricultores brasileiros, como na devolução das diferenças do Plano Collor, na limitação dos juros em 12% ao ano e da mora em 1% ao ano, e na possibilidade de revisão dos contratos liquidados, nos financiamentos agrícolas no Superior Tribunal de Justiça.
Ao agradecer o reconhecimento, Alfonsin lembrou de algumas lutas enfrentadas ao longo de sua história, na defesa dos interesses do campo. “É uma honra receber esta homenagem”, disse.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, relembrou a história do troféu e destacou que a homenagem a Ricardo Alfonsin é muito justa. “Ele liderou movimentos e projetos muito importantes para o agro como um todo e em muitos momentos seus conselhos foram também fundamentais para a Cotrijal. É um reconhecimento pelo seu conhecimento e liderança”, afirmou.
SEMENTE DE OURO
O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal n 3.046, por proposição do vereador José Aloísio de Souza e realização da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em 17 edições, já foram homenageados: presidente da Cotrijal, Nei César Mânica – 2005; diretora da Revista Plantio Direto, Juliana Borges – 2006; governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto – 2007; Emater/RS-Ascar – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011; ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto – 2014; Stara – 2015; ex-ministro dos Transportes e organizador do Fórum Nacional do Milho, Odacir Klein – 2016; sócio-fundador da Brasoja, Antônio Sartori – 2017; presidente da Farsul, Carlos Sperotto (in memoriam) – 2018; diretor técnico do Instituto de Ciências Agronômicas, Elmar Floss – 2019; e presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo – 2020.