O advogado Jonas Ercego, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Subseção de Não-Me-Toque, comandou o 4° Encontro Jurídico OAB/Expodireto, que contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira e do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
O evento contou com uma série de painéis, que começou as 15 horas com o Painel “Temas atuais do agronegócio”. A mesa contou com a participação do Advogado, professor e coordenador da Pós Graduação em Direito Agrário e do Agronegócio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Antonio Carmelo Zanette.
Em seguida, o Painel “O crédito privado no agronegócio e os novos mecanismo de financiamento” teve o Especialista em Direito Agrário e integrante da Comissão de Direito Agrário da OAB/RS e CFOAB, Ricardo Alfonsin, e o Especialista em Direito Agrário e integrante da Comissão de Direito Agrário da OAB/RS, Bernardo Vianna Wailrich, compondo a mesa.
O Advogado, especialista em Direito Agrário e Ambiental, Luis Fernando Pires e o Vice-presidente da Farsul, e o Elmar Konrad, debateram o tema “Situação atual da lavouras e seguro agrícola”, no painel seguinte.
Análises
A Presidente do TJ/RS, Iris Helena Medeiros Nogueira, disse à reportagem do Grupo Ceres que é extremamente importante para o setor jurídico estar presente a um evento como a Expodireto Cotrijal. “Inicialmente registro minha satisfação de estar em Não-Me-Toque, é motivo de muita felicidade, estar nesta terra próspera; e também pela primeira vez eu visito a Expodireto, outro motivo de grande satisfação, e o Judiciário se sente destacado, ontem recebemos um prêmio, e nesse evento de natureza jurídica temos temas relevantes que serão abordados tenho certeza que agregará valor a jurisdição e a prestação de serviços dos nossos advogados”.
Lamachia destacou que a Ordem deve estar sempre atenta as demandas da sociedade. “O agro, o campo, no Rio Grande do Sul tem papel decisivo; 40% do PIB de toda riqueza que se gera vem do agronegócio, então a Ordem não poderia não estar inserida nas discussões jurídicas que existem a respeito de diversos temas que envolvem o agronegócio”.
Jonas Ercego destacou o papel no que concerne promover o crescimento do profissional da advocacia, e disse que a OAB é uma grande parceira do agronegócio. “A população também passa a crescer junto, todos ganham quando uma entidade como o OAB comparece a um evento tão importante quanto a Expodireto, pois aqui podemos discutir assuntos relevantes para todo cidadão do Rio grande do Sul, e em específico para os produtores”.
O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, dentre outras autoridades, também prestigiou o evento da OAB.