A Jacto consolida sua visão inovadora e o compromisso com soluções atuais e futuras para a agricultura com a entrada no mercado de plantio. Outro segmento em destaque é o de serviços, com a apresentação da Jacto Next.
A área tem como objetivo oferecer ao agricultor soluções integradas que permitem fazer a digitalização completa da fazenda, conexão de máquinas multimarcas, softwares para monitoramento e gestão das operações agrícolas, armadilhas eletrônicas, estações meteorológicas, automação e gestão de abastecimento, sensor de solo para quantificação do estoque de carbono, treinamentos, operação com drones e veículos autônomos.
A nova área também oferece serviço de assinatura para sinal de correção GPS. “Entendemos que a digitalização, a eficiência e a produtividade são as chaves para o crescimento sustentável do agronegócio. Para isso, temos investido no desenvolvimento de soluções que possam unir quatro importantes participantes do ambiente agrícola: o agricultor, o ecossistema de negócios, os sistemas de informação e todas as ‘coisas’ presentes no campo. Assim, estamos olhando para o futuro, para onde queremos estar nos 100 anos da Jacto,
dando passos consistentes agora ao criar linhas de produtos, entrar em novos mercados e avançar no exterior, sem abrir mão do relacionamento próximo com os nossos clientes”, diz Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.
Destaques da Jacto na Expodireto Cotrijal 2022:
Soluções em Plantio: A plantadeira Meridia 200, já disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas, tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.
Soluções em pulverização: A família de pulverizadores Uniport já conhecidos do mercado têm entre seus diferenciais menor consumo de combustível e tecnologias que permitem aplicações mais precisas, diminuindo o desperdício de insumos. Destaque para a demonstração da tecnologia PWM, que permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina.
A Jacto apresenta também sua tecnologia de aplicação localizada de produtos, que trabalha em conjunto com o sistema de pulverização com controle PWM. Essa tecnologia possibilita uma economia na aplicação de produtos e redução da quantidade de água utilizada, pontos extremamente importantes quando falamos em sustentabilidade e aumento de rendimento operacional.
Agricultura de Precisão em pulverizadores tratorizados: Oferecer mais tecnologia para o pequeno e médio produtor, com custo acessível e que possibilite eficiência e produtividade. Este é o objetivo da Jacto ao equipar os pulverizadores tratorizados Condor 800 AM18 e Advance 3000 AM24 com o sistema Multicontrol, que reúne as principais funções de agricultura de precisão, como barra de luzes, piloto automático e controle automático de seções.
Soluções em adubação: A operação de adubação ganha agilidade e precisão com tecnologias que promovem boa qualidade de distribuição e dosagem dos fertilizantes, com mais uniformidade de aplicação e economia de produtos. Com ferramentas exclusivas desenvolvidas para sua linha de adubadoras a lanço, a Jacto atualiza a tecnologia SmartSet, que ganha uma versão mobile e auxilia o agricultor no ajuste da faixa de aplicação das adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. Essa atividade, antes feita de forma manual e por tentativa e erro, exigia bastante tempo e atenção para uma correta regulagem e calibração da máquina. A adubadora Tellus 10.000 NPK agora tem também o opcional de rodado para melhor desempenho na cultura de arroz
Soluções em Agricultura de precisão OTMIS: As soluções multimarcas da Jacto para agricultura de precisão trazem eficiência real para as operações agrícolas. São barra de luzes, controlador automático de seções de pulverização e adubação, piloto elétrico e hidráulico Omni 700 e receptores de GPS que contribuem para reduzir custos e melhorar a produtividade e a sustentabilidade no campo.
Soluções em Poda: A Jacto se consolida em mais um segmento, com os lançamentos na linha de poda. O portfólio conta com serrotes, tesourões e tesouras manuais e a bateria para a colheita de frutos e flores, raleio, desbaste, formação e manutenção de frutíferas, além de acessórios como a extensão do podador a bateria, amarrador e afiador. São mais de 10 produtos para os profissionais que buscam ferramentas de alta qualidade e disponibilidade de peças de reposição. As tesouras de colheita Jacto PM-12 e PM-21, cortam galhos de até 18 mm de diâmetro, são forjadas em aço com tratamento anticorrosivo, possuem cabos emborrachados e formato ergonômico.
O Jacto PM-24W e o PM-25W são serrotes com lâminas de 240 e 250 mm, que garantem cortes precisos em galhos de até 80 mm. São leves e confortáveis, com cabos emborrachados e ambos possuem o coldre, para maior proteção e movimentação do operador. Já os tesourões de poda Jacto PM-30 e PM-31, foram desenvolvidos para profissionais que precisam de força e velocidade para cortar galhos e ramos de até 30 mm de diâmetro.
Lavadoras de Alta Pressão : A JactoClean, empresa que pertence ao Grupo Jacto e é referência nacional em soluções para limpeza e higienização — apresentará um variado portfólio de máquinas específicas para o setor do agronegócio, que limpam mais e melhor, com economia de água e baixo consumo de energia elétrica. Destaque para as Lavadoras de Alta Pressão Profissionais J4800 e J12000. Ambas atendem propriedades rurais que precisam manter limpos ambientes, implementos agrícolas e industriais, estruturas metálicas e veículos utilizados em diferentes culturas — caminhões, tratores, plantadeiras e colheitadeiras.
Os visitantes poderão conhecer ainda a J7 PRO-S, lavadora de alta pressão semiprofissional, desenvolvida para atender às necessidades dos responsáveis pela limpeza de estabelecimentos comerciais. Oferece eficiência, robustez e versatilidade para as jornadas diárias de limpezas de objetos, calçadas, fachadas, veículos, entre outros.
Jacto Next: nova área de serviços especializados e Agricultura 4.0: Com o objetivo de simplificar a adoção de novas tecnologias e ajudar a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dos negócios, a Jacto Next oferece uma ampla gama de serviços.
Um dos destaques presentes no portfólio da Jacto Next é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e setor sucroenergético. Sensores instalados nas máquinas — de qualquer marca, independentemente de ser Jacto ou não — permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect, na palma da mão, para decisões rápidas e precisas.
Outra novidade que amplia o portfólio da Jacto Next e que estará em breve disponível no mercado é o Sync Drive, um dispositivo que acoplado às máquinas agrícolas, realiza a coleta de dados da operação de forma online, utilizando funcionalidades presentes na plataforma EKOS. Diferentemente das demais ofertas da Jacto Next, em que os equipamentos e as soluções são instalados e configurados pela equipe da empresa, o Sync Drive poderá ser adquirido via e-commerce, seguindo o conceito de “self-service”. Ele já vem com um pacote de serviços standard a ser acionado pelo próprio cliente, mediante pagamento de uma mensalidade.
Estande interativo, com atendimento presencial e híbrido: Além da presença física no estande, a Jacto terá durante a Expodireto Cotrijal uma camada digital, com atendimento e oportunidades de participação no evento também de forma híbrida. Com acesso pelo aplicativo Jacto Connect, ou pelo site a empresa vai demonstrar produtos, realizar transmissões para tirar dúvidas técnicas e, através de sua equipe comercial, realizar atendimentos para agricultores.
Também para essa edição do evento, a Jacto desenvolveu um espaço de interação, imersão e demonstração das tecnologias que estão em exposição na feira. O intuito é apresentar não só as inovações que já estão embarcadas nos produtos atuais, mas também conceitos que em breve estarão disponíveis, possibilitando que produtores e o público em geral possam ter uma experiência diferenciada ao entrar em contato com tecnologias que possibilitarão enfrentar os desafios da agricultura, com otimização dos recursos, melhoria da qualidade das operações, redução de custos e consequentemente aumento da rentabilidade.
Fonte: Comunicação Jacto.