Não é de hoje que o setor leiteiro sofre com a desvalorização do produto, principalmente no que é pago ao produtor inicial. A agricultura familiar é prejudicada com valores obsoletos, custos altos de produção e até mesmo calotes de empresas.
A situação que não se altera há um bom tempo, acaba por diminuir ainda mais o anseio do agricultor em investir na bovinocultura de leite.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Volnei Schreiner, explica o porquê de agricultores que produzem apenas 200 litros por dia abandonarem a prática. Ouça:
De acordo com Schreiner, mesmo que estes produtores estejam saindo de cena, em virtude da baixa remuneração, a produção está boa, mesmo em condições de seca. Ouça:
Com este êxodo da cadeia leiteira acaba por preocupar as lideranças sindicais, visto que, o valor do comércio de leite acaba por complementar a renda dos produtores, que acumulam outras formas que manter a subsistência.
O Presidente do STR condiciona esta desistência ao aumento do custo de produção. Schreiner detalha os dados que compilou durante os últimos meses. Ouça:
Mesmo com as dificuldades o produtor rural sempre mantém a esperança em dias melhores. Uma das responsáveis por manter viva esta chama que prospecta um futuro mais rentável, a Expodireto Cotrijal aparece como uma alternativa para se debater novidades tecnológicas que possam auxiliar os agricultores. Ouça:
As agroindústrias também se mostram empolgadas com essa 22ª edição da Expodireto, visto que é um incremento nas vendas, o que fortalece cada vez mais o setor, assim destaca Schreiner. Ouça: