Mesmo que o clima não tenha auxiliado, prejudicando quase a totalidade das culturas de verão, os agricultores procedem na colheita do milho. O cereal que foi duramente afetado pela falta de chuvas no período essencial de formação, no entanto, algumas propriedades ainda produziram uma quantidade satisfatória por hectare.
Situação verificada na propriedade do senhor Sílvio Van Wught, residente na Localidade de Colônia Saudades. De acordo com o agricultor, mesmo que aquém do desejado, a safra de milho na sua propriedade girou em torno de 70 sacas por hectare. Ouça:
Neste ano, prospectando uma lavoura pomposa como a de 2020/2021, os agricultores investiram mais em percentual de plantio e tecnologia, auspiciando uma boa lucratividade. Porém, mesmo com este elevar no investimento, comparado com o baixo volume colhido, o agricultor destaca que dá pra se proteger através do seguro agrícola. Ouça:
Silvio Van Wught detalha como estão os acumulados pluviométricos na região de Colônia Saudades. Ouça:
Quanto à soja, a produtividade ainda é uma incógnita para os agricultores, dependendo muito do quanto irá chover nos próximos dias. Sílvio ratifica a condição de que o agricultor está sempre a mercê do tempo e por conta disso não pode desanimar em momentos difíceis como este. Ouça: