Atuante no combate e repressão à criminalidade, a Brigada Militar realiza todos os anos um compilado de dados, referente aos atendimentos realizados pela corporação.
O comandante do 4º Pelotão da Brigada Militar de Não-Me-Toque e Victor Graeff, Tenente Petry, participou na manhã de hoje de entrevista ao Programa Central de Notícias, onde detalhou os dados levantados no decorrer do ano passado.
De acordo com o Tenente, ao longo de 2021 foram atendidas 529 ocorrências, dentre as quais, 47 pessoas flagradas dirigindo sem habilitação, 35 acidentes de trânsito que provocaram algum tipo de lesão. Foram atendidos 13 casos de denuncias informando perturbação do sossego público. Onze pessoas foram detidas pelo crime de posse de entorpecentes e três automóveis foram furtados ao longo do último ano, que também constam neste compilado.
Crimes como roubo e homicídios tiveram uma elevação preocupante neste período. De acordo com a Brigada Militar, 13 ocorrências de roubo, onde o criminoso ameaça ou fere a vítima com algum tipo de arma e Não-Me-Toque registrou quatro homicídios ao longo do ano, sendo três atrelados ao tráfico de drogas.
A falta de efetivo e a baixa remuneração são os principais fatores que prejudicam um melhor atendimento da Brigada Militar no que tange segurança pública. O Tenente Petry detalha e enaltece o trabalho realizado durante o ano de 2021, porém, frisa que um maior número de policiais auxiliaria em uma proteção melhor à comunidade. Ouça:
O comandante do 4º Pelotão esclarece para a comunidade a real intenção das barreiras policiais, realizadas no decorrer das vias. Ouça:
Quanto à proteção da comunidade durante a realização da Expodireto Cotrijal, de 07 a 11 de março, devido ao grande fluxo de pessoas vindas de outros municípios, locação de imóveis e demais formas de alojamentos, o Tenente Petry detalha que o plano de trabalho já está sendo debatido com os demais comandantes da região. Ouça:
Desde o início do mês de fevereiro, o efetivo de Não-Me-Toque conta com o acréscimo de mais três profissionais, que se somam aos seis que já estavam por aqui, aumentando assim a cobertura e proteção à comunidade.
Dentre os trabalhos realizados pela BM está a patrulha rural e o Tenente Petry explica de que forma acontecerá este processo. Ouça: