A boa produtividade registrada no campo na safra 2020/2021 refletiu no comércio de maquinários e implementos agrícolas. Diferente do que é verificado no início deste ano, naquela época, os agricultores trabalhavam empolgados e o reflexo disso foi o investimento na renovação da frota agrícola.
De acordo com projeções do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, a indústria cresceu 21,6%, em nível nacional e números gerais, porém, no Rio Grande do Sul, o crescimento foi praticamente o dobro, chegando a 40%.
O Presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul – SIMERS, Cláudio Bier, comenta sobre estes números. Ouça:
No último ano, diversos componentes que são integrados às máquinas ficaram escassos no mercado, ocasionando atraso na entrega dos pedidos em nível mundial. Situação verificada também no aço, como comentou o Presidente do Simers. Cláudio Bier faz uma projeção para este ano de 2022. Ouça:
Principal feira de Agronegócio do RS e com grande representatividade a nível nacional, a Expodireto Cotrijal, que será realizada de 07 a 11 de março é vista como um grande ganho ao setor. Ouça: