Na primeira semana do ano, munícipios da região Norte e da microrregião do Alto Jacuí, tem registrado aumento de casos de Covid-19. Em outras situações mais graves, alguns municípios voltaram a registrar internação depois de meses.
O Grupo Ceres de Comunicação conversou com o diretor técnico do Hospital de Caridade de Carazinho, Dr. Darlan Martins Lara. A unidade hospitalar é considerada referência na região e é local para internação de pacientes de Não-Me-Toque, desde o mês de outubro do ano passado – quando Hospital Alto Jacuí deixou de internar pacientes com Covid-19.
Dos atuais nove leitos, dois estão ocupados para tratamento contra a doença. O médico faz uma avaliação do aumento de casos, que, por enquanto, não está refletindo no crescimento da porcentagem significativa de internações.
Para o médico, é preciso fazer uma analise temporal do momento da contaminação, até o período de agravamento com uma possível internação. O cenário de momento é maior na procura por consultas ou atendimento ambulatorial. Ouça:
O diretor não descarta um aumento de internações, mas com um prognostico positivo de não haver superlotação. Ouça:
Como médico, defende a vacinação, considerando que a vacina não impede de pegar a doença, porém, com uma carga viral menor e com sintomas mais leves. Ouça:
Outro fator para aumento de casos está no relaxamento de cuidados essenciais como uso de máscara e lavar as mãos mais vezes ao dia, são medidas simples consideradas importantes para evitar sobressaltos no número de contaminados.
A preocupação com a Covid-19 acendeu novamente sinal de alerta na região. No último boletim epidemiológico, Espumoso registrou 42 casos, e Não-Me-Toque, total de 29, isso, em único dia. Em Carazinho, período de 48 horas, somou 127 casos ativos.
Em Lagoa dos Teres Cantos, com mais de 91% do esquema vacinal completo, registrou na quarta-feira (5), primeiro caso em 2022.