Na próxima sexta-feira, dia 31, encerra o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vencidas em dezembro de 2020. A prorrogação é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho deste ano, para renovar a CNH devido à pandemia.
A extensão do prazo ocorreu após os centros de formação ter ficado fechada pelo período de 58 dias, nos primeiros meses da pandemia, não realizando os serviços.
O diretor geral de um centro de formação na região, Renato Weber, atendeu a reportagem do Grupo Ceres de Comunicação.
Ele explica que todo condutor pode escolher o CFC de preferência ou mais próximo levando a CNH, comprovante de residência para atualização do cadastro. Onde, é feito a coleta da impressão digital e, feito uma foto para a nova carteira.
Conforme dados do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) atualmente 18,7 mil motoristas gaúchos ainda não renovaram as suas carteiras nacionais de habilitação (CNH). O diretor considera uma demanda alta, mas avalia que não haverá maiores problemas nos mais de 270 centros de formação. Ouça:
O diretor comenta que neste período de novembro até fevereiro, tem maior procura para renovação do documento. Ouça:
Em Não-Me-Toque, o CFC Alto Jacuí, está realizando nesta última semana do ano encaminhamentos e marcação dos exames médicos para serem feitos a partir de janeiro do próximo ano. De acordo com o Detran/RS, os números de CNHs vencidas entre janeiro e novembro de 2020, o Rio Grande do Sul chega à marca de 76,5 mil carteiras vencidas.