Um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Nos meses anteriores, esse índice girava em torno de 70%. As micro e pequenas empresas mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no País.
Com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas de emprego criadas no Brasil em outubro. Em Não-Me-Toque, o empresário Egon Schneider ao lado da esposa, são sócios proprietários de uma padaria, confirmou que no último semestre ocorreu aumentou de 30% na quantidade de colaboradores, chegando a 15 funcionários, com os terceirizados. O empresário destaca também a intenção de investir. Ouça:
Segundo o empresário, a produção é de quase 20 horas diária para atender a demanda regional. Por isso, um dos motivos de buscar mais pessoas para trabalhar. Ele comente se procura pessoas com mais experiência. Ouça:
No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados no Brasil 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão.
Setores
Quando analisada a geração de empregos por setor, em outubro as micro e pequenas empresas do segmento de serviços foram as que mais criaram vagas (87,5 mil), como vem ocorrendo nos últimos meses.
Em segundo lugar, ficaram as empresas do comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho, seguidas pelas da indústria de transformação (28,4 mil) e construção civil (22,6 mil). Já os pequenos negócios da agropecuária apresentaram saldo negativo de 1,15 mil vagas