A dificuldade em produzir energia elétrica devido a grave crise hídrica que o Brasil vivencia, acaba gerando elevação no valor das bandeiras tarifárias e muito além disso, causando preocupação com relação ao um possível desabastecimento nacional por conta desta falta de chuvas, ocasionando a diminuição dos volumes nos reservatórios.
Discorrendo sobre isso, participou de entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o Engenheiro Eletricista e Orientador da Coprel, Leonardo Stolick. O profissional ratifica esta condição de cautela, porém, prospecta o retorno das chuvas na região sudeste do país, normalizando a situação hídrica nacional. Ouça:
O Engenheiro comenta sobre a situação do RS, que ainda não é autossuficiente na produção de energia elétrica, impactando nos valores e abastecimento no estado. Ouça:
O impacto nas contas de energia se dá principalmente devido a necessidade de acionar as usinas termelétricas, que são tocadas através de óleo diesel e até mesmo a gás, ocasionando uma elevação no valor da tarifa, apesar disso, Leonardo acredita que com a prospecção de bons volumes pluviométricos na região sudeste, os patamares cobrados na conta de energia poderão voltar ao normal no decorrer dos meses. Ouça: