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Novo Ensino Médio: Coordenadora pedagógica avalia cenário para o próximo ano

por Grupo Ceres
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As instituições escolares começam a projetar a chegada do Novo Ensino Médio. A lei de 2017 começará a ser implementado em todas as séries de 1º ano no Brasil a partir do ano que vem.

Na sua elaboração nacional, o currículo ficará mais enxuto com a oportunidade de disponibilizar matérias de interesse para o aluno, aliando teoria e prática.

Conhecido como itinerários formativos são a maior novidade no novo ensino médio. Portanto, conteúdos de diferentes áreas de conhecimento escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição.

Em Não-Me-Toque, o Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, esteve na lista de escolas piloto no estado para implementação do Novo Ensino Médio, com uma turma do 1º ano de 2020.

Adotando nos itinerários como tema, o Empreendedorismo, introduzindo disciplinas afins. A coordenadora Pedagógica do educandário, Clenice Berres Berghahn, destaca que uma das maiores dúvidas está com relação aos alunos noturnos. Ouça:

 

Agora, os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na visão da coordenadora, os professores terão que se reunir mais vezes que o habitual para conciliar nos conteúdos para trabalhar de forma interdisciplinar.  Ouça:

A grade curricular das escolas públicas e privadas de ensino médio não terá mais o formato utilizado até então em que as disciplinas eram individuais, graças à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Serão elas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

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