Ainda com o solo gaúcho tomado pela cultura do trigo e cevada, se aproveitando da semana com sol e tempo seco, os produtores se preparam para dar início à colheita dos cereais.
O Engenheiro Agrônomo da EMATER Vinícius Toso, responsável pelo escritório de em Não-Me-Toque, detalha como estão os preparativos, visto que, com o excesso de umidade, a safra apresentará redução no quantitativo colhido, em comparação com o que estava previsto. Ouça:
Devido a este excesso de chuvas, o profissional detalha que em algumas lavouras são registradas doenças na planta. Ouça:
Os mapas meteorológicos indicam chuva para o final de semana, o que de acordo com Vinícius Toso, poderá agravar ainda mais a condição já apresentada na cultura, de acordo com ele, o produtor precisa de uma sequencia com dias secos, para que as máquinas possam entrar a campo, retirar estas cultivares da lavoura e assim, se ter uma real noção do total de produtividade e perda. Ouça:
Com relação à cevada, segue a mesma condição do trigo, indicando perdas devido ao excesso de chuvas e consequentemente de umidade.