Conhecida como a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 44ª Expointer começa no sábado (4/9), às 8h, respeitando todos os protocolos sanitários definidos para o evento. Às 9h, ocorre uma cerimônia de abertura dos portões, no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no Pavilhão Internacional.
Participam deste ato simbólico o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, os copromotores da Expointer e demais autoridades. O evento terá transmissão ao vivo pela plataforma da Expointer On-line.
“A expectativa é positiva, pois o cenário da agricultura é muito positivo. A Expointer de 2021 será uma feira de negócios, de retomada econômica, de otimismo, que refletirá importantes momentos para a agropecuária gaúcha: uma safra recorde de soja no verão, boas perspectivas para a safra de inverno e a conquista do novo status de área livre de febre aftosa sem vacinação”, destaca Silvana.
Diversas autoridades devem visitar o evento ao longo dos nove dias. Na segunda-feira (6/9), o vice-presidente Hamilton Mourão estará presente no Parque de Exposições Assis Brasil. No dia 10, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participará da Abertura Oficial da Expointer, às 10h, quando acontece o desfile dos campeões.
Para esta edição, primeira presencial desde 2019, haverá limitação de público dentro do parque. Os portões estarão abertos para receber até 15 mil visitantes ao dia. Muitas atrações estão confirmadas. O público pode conferir os pavilhões dos animais de argola que, neste ano, chegam a 2.825, de 89 raças diferentes, além de julgamentos, leilões, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas agrícolas, artesanato e shows musicais transmitidos ao vivo pela internet, entre outros.
Ao todo, a feira contará com 546 expositores entre empreendimentos da agricultura familiar, comércio, empresas de máquinas agrícolas e de serviços.
Fonte: Governo do RS.