Por ano, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), são feitos 16 bilhões de contatos por telemarketing no Brasil. A prática é regulamentada, integra a estratégia de muitas empresas, e gera empregos: 400 mil pessoas trabalham com a atividade, nas companhias associadas à ABT.
Porém, nem todas agências de telemarketing respeitam o serviço de “não perturbe”, que tem lei própria no Rio Grande do Sul. Nos primeiros sete meses de 2021, o número de pessoas com pedido para bloqueio via site do Procon RS chegou a 15,9 mil, um aumento de 51% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já a reincidência, em 2021, ficou um pouco abaixo da média de 2020: 22% dos consumidores receberam um segundo chamado de telemarketing indesejado.
No ano passado, três a cada dez gaúchos que solicitaram o bloqueio seguiram recebendo os telefonemas. Dos 20,6 mil consumidores que solicitaram o serviço, em 2020, cerca de 6 mil retornaram ao órgão de fiscalização informando a reincidência (29,1%).
Com informações de GauchaZH.
Ouça a reportagem: