No mês em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo (3 de julho), a força do sistema no segmento agropecuário é evidenciada na sua capacidade de aproximar os associados dos avanços tecnológicos e novas oportunidades de negócios, através de feiras como a Expodireto Cotrijal.
Realizada anualmente em Não-Me-Toque, a feira nasceu de um projeto arrojado, que em seis meses saiu do papel, mudando não somente a história da Cotrijal, cooperativa responsável pela organização, mas também da região, gerando desenvolvimento econômico e social.
A primeira edição, em março de 2000, foi organizada em tempo recorde, transformando, com recursos próprios, a antiga área experimental da cooperativa em um parque com toda infraestrutura necessária para receber público e expositores. “Nossa expectativa era de que a Expodireto cresceria gradativamente em um período de 10 anos. Conseguimos atingir o objetivo já na primeira edição”, relembra o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Os 114 expositores, distribuídos em 32 hectares, comercializaram R$ 21 milhões e o público chegou a 41,1 mil pessoas já no primeiro ano. Em sua última edição, em 2020, a feira reuniu 573 expositores, em 98 hectares, recebendo 256 mil visitantes, de 71 países. O volume de negócios foi de R$ 2,6 bilhões.
Ao longo de suas 21 edições, a Expodireto Cotrijal também mostrou a força do cooperativismo na defesa dos interesses do produtor rural. Em 2003, por exemplo, grande movimento foi organizado durante a feira em defesa da liberação do plantio de transgênicos no país e que culminou com a aprovação da Lei de Biossegurança, dois anos depois.
Desde o princípio, a feira também abriu espaço para os debates envolvendo sucessão familiar nas propriedades, com programação para os jovens rurais. Nos últimos nove anos, acontece, na sexta-feira, fórum específico voltado para a juventude. “A feira tem esse papel agregador, reunindo tecnologias e oportunidades de negócios, mas também mostrando a força do cooperativismo, seja através de fóruns ou espaços como a Casa da Família Cotrijal, criada em 2009 com estrutura terceirizada e que desde 2014 tem prédio fixo, projetado especialmente para bem receber os nossos produtores”, avalia o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.
PRÓXIMA EDIÇÃO – A 22ª edição da Expodireto Cotrijal está marcada para 7 a 11 de março de 2022.
Um pouco de história
- A galeria de fotos traz imagens desde a primeira edição, em 2000.
- Em 2014, foi inaugurado espaço fixo da Casa da Família Cotrijal.
- Em 2015, o Fórum do Jovem Cooperativista debateu, em seu segundo ano de realização, a sucessão familiar.
- Quer ver todos os números das 21 edições? Acesse aqui.
- Confira os vídeos da edição de 2020.
- No YouTube, confira o conteúdo de vídeo dos últimos ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa.