Neste domingo, 25 de julho, é comemorado como o da Imigração Alemã no Brasil. Em Não-Me-Toque, a data foi marcada em frente ao busto da imperatriz Maria Leopoldina de Áustria, que está em frente Avenida Alto Jacuí, na praça Dr. Otto Schmiedt. O ato solene foi organizado pela Associação Alemão e pelo Grupo de Danças Immer Lustig und Durstig, que reformou o monumento com pintura.
A imperatriz esposa de D. Pedro I, mãe de D. Pedro II, teve papel fundamental na história incentivando à colonização alemã, no final do século 19. Hoje, está sendo lembrado 197 anos da chegada dos primeiros imigrantes.
Grupo Immer Lustig und Durstig realizou apresentação de duas danças
O monumento na praça é uma homenagem ao centenário da imigração. O busto colocado em 1974. Na época, Não-Me-Toque se chamava Campo Real, nome do município entre os anos de 1971 até 1976.
No monumento abaixo do busto tem uma frase: “A imperatriz Leopoldina paraninfa e grande promotora da colonização alemã, homenagem de gratidão do município e do povo de Campo Real no sesquicentenário da imigração alemã 1824 – 1974”.
Estiveram na solenidade, o prefeito Gilson dos Santos, secretário Desenvolvimento, Cultura, Desporto, Turismo, Saneamento, Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Junior Gomes da Silva e o pastor Fabio Staggemeier, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).