Nesta segunda-feira, a coluna da Jornalista Rosane Oliveira no Jornal Zero Hora, trouxe a informação de que o município de Não-me-Toque, juntamente com Porto Alegre, são os únicos municípios do Estado que aderiram a entidade RS-Prev, previdência complementar dos servidores.
Não-Me-Toque foi o município pioneiro no Estado, como explica a secretária de Administração e Planejamento, Noeli Machry Santos. Ouça:
A previdência complementar é uma forma de garantir sustentabilidade aos regimes previdenciários, por isso passou a ser exigida por lei. A modalidade atende aos servidores que ganham acima do teto do INSS, que passam a contribuir à parte para ampliar o valor da aposentadoria, reduzindo o peso dos benefícios sobre as finanças públicas. Ouça:
Com o prazo de adesão próximo ao fim, a secretária destaca que o projeto além de importante, leva um tempo para a conclusão por parte dos municípios. Ouça:
A exigência para municípios com regimes próprios de aposentadoria vem desde 2019, com a reforma da Previdência, e quem descumprir pode ter prejuízos