Após o anúncio, neste meio de semana, em que o Governador Eduardo Leite (PSDB), retirou a regional de Passo Fundo da condição de alerta dentro do Sistema 3As, para contenção do novo coronavírus, cria-se mais uma vez um cenário de maiores flexibilizações.
O Prefeito de Marau e Presidente da Associação dos Municípios do Planalto, Iura Kurtz, comemora esta decisão, porém, alerta que os cuidados devem permanecer. Ouça:
A partir desta condição mais flexível, o Prefeito de Marau destaca que os passos daqui pra frente devem ser amplamente discutidos, para que não se repita o cenário já evidenciado no inicio deste ano, onde mais uma vez o afrouxamento das regras acarretaram em aumento nos índices de internações.
O emedebista explana que o momento vivido agora difere do cenário que se apresentava no inicio de 2021, muito por conta do andamento da vacinação, além das análises serem feitas com muita responsabilidade, para que a população possa voltar as atividades normais de forma gradativa. Ouça:
Com a destinação mais constante das doses que imunizam as pessoas contra a Covid-19, se mantém a expectativa de vacinar toda a população acima dos 18 anos até meados de setembro. Condição esta que o Prefeito de Marau e Presidente da Ampla, Iura Kurtz, destaca que é um anseio regional. Ouça:
Como Presidente da Associação dos Municípios do Planalto, Iura Kurtz, explica que grande parte das administrações se organizou financeiramente para a aquisição de forma particular do imunizante, porém, isso ainda não é possível devido a falta de disponibilidade das doses. Ouça: