O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, convocou uma reunião na manhã desta terça-feira (27), para discutir a mudança do modelo de Distanciamento Controlado. De acordo com informações da jornalista Kelly Matos, haverá uma mudança de critério na escolha da bandeira, a partir da publicação de um novo decreto.
A partir de agora, a bandeira preta será desativada sempre que houver melhora consecutiva de 14 dias na ocupação de leito. Com isso, todo o Estado deve mudar a cor da bandeira, para vermelha (risco alto de contaminação). A mudança ocorreu devido a que de acordo com o decreto vigente, não haveria condições de retomar as aulas em bandeira preta.
Ainda não há confirmação de como serão os decretos para a Educação. O desejo do governo é que retornem apenas: Educação Infantil e primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental; plantões para atendimento aos alunos do Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de Pós-Graduação; estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso para a manutenção de seres vivos; e curso de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança, arte e cultura.