O cooperativismo brasileiro nasceu no Rio Grande do Sul e sempre se destacou como impulsionador do desenvolvimento econômico e social. Com o lançamento da plataforma digital SmartCoop, o sistema dá mais uma demonstração da sua força inovadora. A apresentação oficial do projeto aconteceu através de evento on-line, transmitido pelo Canal Rural e pela Rede Técnica Cooperativa, nesta terça-feira, 20/4.
Com a SmartCoop, o produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. A ferramenta tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular e seu desenvolvimento levou dois anos, através do trabalho de dezenas de profissionais das cooperativas do RS.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que participou da programação falando em nome das cooperativas, destaca que a novidade é um divisor de águas, porque foi construída com base nas necessidades do campo. “Temos ótimas tecnologias surgindo a todo momento, mas esta foi desenvolvida a partir das demandas do produtor, trazendo segurança e um conjunto de soluções que vai facilitar o trabalho, reduzir custos e fidelizar os associados às cooperativas”, afirmou.
Todo o projeto foi desenvolvido sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, FecoAgro/RS. Segundo o presidente, Paulo Pires, a ferramenta agregará ganho expressivo de competitividade aos cooperados. “Tivemos o apoio fundamental da CCGL, das cooperativas e de muitos parceiros e entendemos que com o projeto ganha o cooperativismo e a agropecuária como um todo”, defendeu.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também participou da programação e afirmou que não é surpresa o avanço apresentado pelo cooperativismo através da nova plataforma digital. “O cooperativismo de vocês é referência para o país e boa parte do mundo”, destacou.
A SmartCoop
É uma plataforma digital de gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas. Trata-se do primeiro sistema de inovação digital alinhado com a essência e com os princípios do cooperativismo. Está disponível em versão para desktop e aplicativo para celular para os associados das 30 cooperativas integrantes do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal.