A colheita do milho no Município de Não Me Toque está concluída. Os agricultores mantiveram na safra deste ano a mesma área de plantio deste cereal, que o plantado no ano passado.
A produção atendeu as expectativas de produção dos plantadores, o responsável pelo escritório local da EMATER Engenheiro Agrônomo Vinicius Toso, disse que a produção de em torno de 160 sacas por hectare está dentro do esperado pelos agricultores. Ouça:
Com esses patamares de produção o Engenheiro da EMATER, estima uma rentabilidade dos agricultores que plantaram milho, em torno de 60% considerando os valores pagos pelo cereal neste momento. Ouça:
No tocante a soja, que teve o inicio da colheita há alguns dias, o percentual gira em torno de 15% da área plantada, segundo Vinicius Toso, a produção dessas lavouras em algumas áreas chega até há 90 sacas por hectare. Ouça:
A Cotrijal comercializou até ás 11 horas e 30 minutos de hoje, os preços da soja a 159 reais a saca de 60 Kg, muitos agricultores comercializaram a leguminosa na chamada “venda antecipada” lá no inicio do plantio, a 90 reais a saca, Vinicius avalia que há uma certa frustação do agricultor, pelos patamares de preços praticados neste momento. Ouça: