O presidente da Famurs, Maneco Hassen, se reuniu com a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Ageconp) e representantes de vinte Consórcios Públicos do RS para a criação de uma Comissão de trabalho para a aquisição de vacinas contra a covid-19.
Conforme o presidente da Famurs, Maneco Hassen, a criação do grupo vai possibilitar uma unidade de negociação entre Famurs, Granpal e todos os Consórcios Públicos do RS para o estabelecimento de um modelo jurídico de negociação e aquisição das vacinas. Ouça:
Maneco Hassen também manifestou no encontro online deste sábado com os prefeitos e presidentes dos Consórcios Públicos que na próxima semana esta nova Comissão vai marcar reuniões com o Tribunal de Contas do RS e o Ministério Público para a construção de uma orientação segura de compra das vacinas através da união dos Consórcios Públicos.
O secretário da Granpal, Eduardo Fagundes, antecipou que na semana que vem será organizada também uma videoconferência com representantes da Pfizer para estabelecer uma negociação com este grupo. A Granpal também tem mantido um diálogo com o laboratório União Química na busca de uma organização para a negociação.
O Presidente da FAMURS comentou também sobre a situação caótica vivida pelo sistema de saúde em todo o território gaúcho, onde neste final de semana cinco pessoas morreram à espera de leitos em UTI. Ouça:
Maneco Hassen diz também estar no aguardo para saber quais serão as decisões tomadas para a próxima semana, referente a situação de bandeira preta, imposta pelo Governador Eduardo Leite. Ouça: