A Sociedade Brasileira de Urologia faz um alerta à população sobre os riscos e as maneiras de prevenir a formação de pedras nos rins. De acordo com a instituição, que iniciou a campanha na última segunda-feira (18), na estação do ano Verão, a incidência de pedras nos rins aumenta 30% em comparação com outras épocas do ano, devido ao aumento da transpiração pelo calor, sem hidratação adequada.
De acordo com o coordenador do Departamento da Sociedade, Ernesto Régio, são cinco os pilares para prevenir a formação de cálculos e impedir que as pedras que já existem aumentem.
A urina tem que estar sempre bem clara. “Qualquer líquido que o paciente tome é sempre favorável. Os sucos de frutas cítricas são os melhores, porque, além da hidratação, têm o citrato (elemento protetor), um componente que diminui a formação de novos cálculos.”
Outro pilar é a redução do consumo de sódio (sal de cozinha), seja o produto do saleiro ou o da comida industrializada. A pessoa precisa também ter bom senso com o consumo de proteína animal e de produtos lácteos. Ernesto Régio recomendou ainda a prática de atividades físicas regulares e que a ingesta de líquidos seja bem distribuída ao longo do dia.