Doadores de cerca de 300 municípios do RS são responsáveis pela maioria das doações ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo.
Pelo fato do Serviço de Hemoterapia do HSVP não ser considerado um hemocentro, o local não atende hospitais da região (somente em exceções, como em acidentes graves que exigem grande demanda) e também não vai até as cidades da região coletar o sangue.
Segundo a coordenadora do SHHSVP, Dra. Cristiane Rodrigues Araújo, grande parte da população confunde o Centro de Hemoterapia com um hemocentro. Os hemocentros são instituições públicas ou privadas que atuam no objetivo de fornecer sangue para hospitais, realizam atividades de hemoterapia e hematologia. Em Passo Fundo, o Hemocentro Regional, também conhecido como Hemopasso, atende pacientes e hospitais de toda a região, como banco de saúde. Enquanto o Serviço de Hemoterapia do HSVP tem o sangue doado destinado apenas para pacientes em atendimento no hospital. Apesar disso, de acordo com profissionais do SHHSVP, há uma confusão bastante comum em relação ao atendimento do local com os serviços prestados pelo Hemopasso.
Passo a passo da doação
Durante todo o mês, cerca de 1.200 coletas são realizadas na unidade localizada no centro de Passo Fundo. Dentro da unidade, os doadores passam pela recepção, triagem, pré-hidratação e sala de coleta. Depois de realizar o processo, os doadores são encaminhados para uma sala onde realizam refeição, preenchem cadastro para ouvidoria e podem participar de campanhas do SHHSVP.
Se depois desta etapa os doadores são liberados, a equipe do local ainda possui muito serviço a realizar. O sangue passa por salas de controle, laboratório de processamento, controle de qualidade até então serem liberados para os pacientes necessitários do hospital.
O Serviço de Hemoterapia está localizado na Rua 15 de Novembro, 485, 5º andar e funciona das 8 às 15 horas. Para informações, o telefone para contato é (54) 3316-4098.