A Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque, segue monitorando os funcionários e internos do Lar do Idoso a partir de um caso positivo para Covid-19, registrado numa funcionária no local. De acordo com os dados revelados ao final da tarde desta segunda-feira, 23, pala Secretaria Municipal de Saúde, Não-Me-Toque apresentou uma elevação nos casos ativos da Covid-19. Foram mais seis notificações nas últimas 24h, totalizando 42.
Dos novos registros positivos estão três são homens, entre 17 e 60 anos e mais três mulheres, entre 30 anos e 56 anos. A reportagem da Nova Ceres esteve em contato com o Secretário da Saúde de Não-Me-Toque, Marco Costa, que detalhou os dados, enfatizando que os casos em análise tiveram redução. Segundo Costa, no fim de semana haviam mais de 130 pessoas aguardando resultado de testes e ontem esse número caiu para 30, o que é considerando dentro da normalidade. Referente à casa geriátrica, ele destaca que a maioria dos casos está entre as pessoas da área administrativa, tendo apenas duas confirmações entre os residentes, sendo que, apenas um dos internos apresenta anticorpos reagentes ao novo Coronavírus, porém, não apresenta sintomas. Ouça:
Ainda, de acordo com os dados publicados pela saúde não-me-toquense, dois pacientes, com casos confirmados, seguem internados, um na UTI do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa e outro na ala clínica Covid do Hospital Notre Dame Julia Billiart. A Vigilância Epidemiológica ainda monitora 174 pessoas.
Referente ao protocolo das bandeiras do distanciamento controlado, onde o Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, divulgou ontem colocando novamente a Região de Passo Fundo, qual Não-Me-Toque faz parte, em bandeira vermelha, ou seja, com alto risco de contaminação, referente a isso o titular da pasta se mostra preocupado com as possíveis perdas econômicas na região. Ouça:
Mesmo integrando uma região com alto risco de contaminação, Não-Me-Toque poderá aderir ao sistema de cogestão, atuando em protocolos de bandeira laranja.