Início » O mapa partidário da 117ª Zona Eleitoral

O mapa partidário da 117ª Zona Eleitoral

por Grupo Ceres
87 visualizações

O ano de 2020 reservou uma condição atípica para o pleito municipal em cada cidade do Brasil. Situações adversas, desde pandemia, preocupação redobrada com os cuidados em higiene, distanciamento social e até mesmo o não uso da biometria, foram alguns dos diferenciais, em comparação com a situação vivida em 2016.

Levando em consideração os municípios pertencentes à 117ª Zona Eleitoral, qual congrega Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e Tio Hugo, totalizando mais de 19.600 eleitores, o pleito de 2020 trouxe, em média, uma baixa abstenção de votantes. Nas Eleições de 2016, por exemplo, Não-Me-Toque apresentou o maior percentual de abstenção, superando 13%, antagônico à Tio Hugo, que apresentou apenas 5,68% de pessoas que não exerceram seu direito ao voto.

Se tratar de nulos e brancos, quais não computam para nenhum candidato ou partido, quase que em todos os municípios, a média ficou superior a 1,5%. Outro ponto, batalhado pelos partidos é a inclusão da mulher na política, o que mesmo com o apoio dos órgãos eleitorais, ainda caminha em passos lentos. No pleito passado, em média, as câmaras eram compostas por uma ou duas vereadoras, situação que se manteve estável em 2020, sobressaindo Não-Me-Toque, que terá 3 mulheres na legislatura 2021-2024.

As majoritárias, nestes municípios, os eleitores reelegeram apenas dois Prefeitos, sendo em Colorado e Tio Hugo, onde Celso Gobbi (PDT) e Gilso Paz (PDT), respectivamente, irão governar por mais quatro anos.

Nos demais municípios os eleitores optaram pela mudança nas cadeiras, em Não-Me-Toque o chefe do executivo será Gilson dos Santos (DEM), em Victor Graeff, Paulo Lopes Godoi (MDB), em Lagoa dos Três Cantos Sérgio Lasch (PTB).

No comparativo, levando em consideração a composição da câmara em Não-Me-Toque, quem apresentou um crescimento significativo foi o Democratas, partido que elegeu os futuros Prefeito e Vice-Prefeito, que colocou 5 integrantes, quando em 2016 não possuíam representantes entre os vereadores, mas que ao longo da legislatura já ganhou dois nomes entre os assentados. Os Progressistas perderam uma cadeira, agora com 3, mesma situação do MDB, que agora terá somente um vereador para os próximos quatro anos. Partidos como PDT e PTB, que antes possuíam dois e um vereadores, respectivamente, agora não terão representantes no legislativo.

No município de Colorado, o PDT manteve o número de quatro cadeiras, mesma situação do MDB, que ainda conta com dois representantes. Os Progressistas contarão com dois integrantes no legislativo, contra três no mandato passado. Partido que perdeu a única cadeira entre os vereadores foi o PSB, que no pleito de 2020 não elegeu ninguém.

A Câmara de Vereadores de Victor Graeff será composta pelos mesmos partidos, PDT, MDB e PP, com leve alternância entre o número de cadeiras. Os partidários do Brizola viram o volume de vereadores diminuir, agora são quatro. O MDB manteve os mesmos três representantes, já o PP acresceu um nome no legislativo, agora somando dois vereadores.

Quem teve um crescimento considerável na composição do legislativo de Lagoa dos Três Cantos foi o Progressista, qual passou de quatro vereadores para seis neste pleito. Em contrapartida a isso, o PTB perdeu representatividade, caindo de cinco em 2016 para dois à partir do dia 15 de novembro. O MDB, que possuía um vereador na composição do legislativo, agora não elegeu ninguém.

Tio Hugo, que em 2016 possuía uma composição bem diversificada de partidos, com PDT, PP, PSD, REDE e PSB, agora estará formado apenas com cinco vereadores do PDT, dois do PP, um do MDB, mesmo número do PSD.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade