Início » Sequência da série de entrevistas na Nova Ceres tem candidatos do MDB

Sequência da série de entrevistas na Nova Ceres tem candidatos do MDB

por Grupo Ceres
85 visualizações

A Nova Ceres deu continuidade nesta manhã de quainta-feira, dia 15 de outubro, à série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice de Não-Me-Toque. Deste a terça-feira passada e até a sexta-feira, dia 16, os candidatos das quatro chapas majoritárias estarão falando aos ouvintes da Nova Ceres, por uma hora, a partir das 9h da manhã.

A terceira chapa a participar do projeto de entrevistas foi a do partido MDB com o candidato a prefeito Carlos Alberto Bacher e sua vice Andrea Erpen, que foram entrevistados pelos repórteres Marcelo Fripp e Jussara Sirena.

Em sua apresentação o candidato a prefeito Betão revelou uma proximidade e admiração com a família Erpen e que resultou na composição da chapa com a filha do ex-prefeito Nene Erpen, Andrea Erpen. A vice por sua vez ressaltou que nunca havia pensado em estar no meio político, porém foi convencida sobre o projeto do MDB e também pela inquietação com a necessidade de melhorias no município de Não-Me-Toque.

A primeira pergunta da entrevista direcionada ao candidato a prefeito Carlos Alberto foi relacionada ao plano de governo da chapa. Segundo o candidato o plano foi elaborado em cima da experiência que este teve nos últimos 8 anos como vereador. Betão revelou que um dos pilares da sua gestão deve ser a habitacional com a aquisição de uma área para criação de terrenos com preços entre 18 a 20 mil reais e que viabilizem a aquisição para famílias de baixa ou média renda que vivem de aluguel e poderiam encaminhar um financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida. A meta de seu governo é atingir 200 famílias beneficiadas com esse projeto.

Ainda relacionado a área habitacional Carlos Alberto Bacher revelou que junto a este projeto estão outras necessidades do município que serão atendidas como melhorias em outros setores como exemplo saúde e educação que atendam a contento uma população maior na cidade. O candidato vinculou a sua resposta o grande número de pessoas de Não-Me-Toque que vão para municípios vizinhos comprar alimentos e outros itens necessários com valores mais atraentes.

Uma nova pergunta foi relacionada a situação econômica da Prefeitura de Não-Me-Toque, em resposta, Betão citou um número excessivo de cargos de confiança junto ao funcionalismo municipal, o grande número de alugueis que são pagos pelo município mensalmente e que poderiam ser remanejados para áreas próprias do município. Um terceiro gasto excessivo segundo ele é o investimento em mídia. Na avaliação de Betão esses custos não são necessários para o cidadão.

No plano de governo da chapa também se fala em um resgate da valorização do servidor público, segundo o candidato a prefeito a intenção é dar melhores condições e valorização a cada funcionário municipal. Betão se avaliou como o único candidato que possui condições de unir o quadro funcional da Prefeitura para que os resultados a população sejam melhores. Sobre essa questão a vice Andrea ressaltou que os administradores municipais são servidores da população e precisam ser acessíveis ao povo e finalizou a questão dizendo que uma administração não pode se manter no poder além de 8 anos, sendo a troca necessária para que o município siga crescendo em desenvolvimento.

A chapa de Betão e Andrea apresenta também a intenção de unir secretarias municipais como as de obras, agricultura e meio ambiente. Segundo o candidato a prefeito a intenção em seu governo é diminuir das atuais 11 secretarias para 8. Betão citou ter sentido nestes últimos quatro anos uma ausência da Secretaria de Agricultura, a qual o próprio procurou para alguns avanços necessários e que não foram valorizados. O candidato justificou a união das obras com a agricultura e meio ambiente pela frequência de atividades que envolvem os três departamentos. Para Betão a economia gerada vai dar condições de maiores investimentos para a manutenção das estradas do interior por exemplo.

Uma nova pergunta voltada a candidata a vice Andrea, essa foi questionada sobre como deseja colaborar com os trabalhos da administração municipal. A resposta da candidata foi de que deseja trabalhar e citou um entrosamento com a área da saúde para que as soluções a população avancem, como por exemplo, a contratação de especialistas para determinadas áreas com uma policlínica que reúna profissionais em um horário mais curto e que possam agir em tratamentos mas principalmente de prevenção a doenças. Essa policlínica poderia atender dentro do próprio Posto central de saúde. Andrea ainda avaliou a intenção de outros candidatos de colocar medicamentos para que sejam distribuídos nos postos de saúde, o que necessitaria de uma contratação de mais farmacêuticos, gerando um custo beneficio não tão interessante para o município e a população. Andrea Erpen falou também sobre a necessidade de capacitar e motivar mais os profissionais da saúde do município e também dos hospitais.
Questionados sobre a pandemia e como administrar um município com as restrições impostas por ela candidata a vice falou da cautela para que seja tratado o assunto com os cuidados que necessita para que o avanço da doença siga sendo controlada no município.

Na área da educação o candidato a prefeito lançou a intenção de promover uma integração esportiva entre as escolas com a disputa de cinco modalidades que promoveriam a interação entre escolas, promoveria o competitividade e ainda proporcionaria aos alunos se ocuparem em horário contrario ao de aula.

Voltando ao desenvolvimento do município o candidato Betão reiterou a intenção de promover condições para que Não-Me-Toque possa ser desejada por investidores como do ramo de supermercados. Também foi citada a preocupação com a criação de um centro de eventos com um parque de rodeios, não concordando com a área adquirida pela atual administração municipal para essa intenção. Sobre a questão infraestrutura o candidato a prefeito falou de sua inquietação com a manutenção das ruas de nossa cidade, que em muitos pontos estão abandonadas.

A vice Andrea falou ainda do comprometimento com a criação de um local para o lazer dos jovens, onde possam ouvir suas músicas e fazer suas atividades em nosso município, evitando que estes saiam para fora da região em busca de atrações que lhes agradem.

No departamento da Assistência Social, foi apresentada a ideia do projeto Cidade Acolhedora, que visa dar cuidado, acolhimento e reintegração a pessoas com poucas condições, idosos e outras pessoas com outras necessidades para que recebam atenção. Uma das intenções nesta área também é buscar parcerias público privadas para que sejam viabilizados melhores atendimentos em casos como o de acolhimento de idosos.

Em suas considerações finais com dois minutos a disposição a candidata a vice Andrea Erpen agradeceu a oportunidade da entrevista, pediu desculpas as visitas realizadas até aqui sem sua presença por um motivo de saúde e que ressaltou a integridade do seu candidato a prefeito. Já Betão também agradeceu a oportunidade da entrevista com a Nova Ceres, pediu para que os eleitores avaliem com atenção as propostas de cada candidato e se comprometeu a não decepcionar seus eleitores.

A Nova Ceres vai finalizar a sequencia de entrevistas amanhã, sexta-feira, dia 16, quando será a vez dos candidatos do Democratas, Gilson Santos, o Maninho, e Gilson Trennepohl.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade