A Assembleia Legislativa já recebeu a proposta da reforma tributária apresentada pelo governador Eduardo Leite. Além das entidades representativas, os produtores também não concordam com as medidas que prevê aumento de tributação para o agronegócio. Todo o setor está em mobilização buscando apoio dos deputados estaduais para que votem contra as propostas apresentadas que prejudicam o setor. Para o superintendente da Cotrijal, e também produtor, Jairo Marcos Kohlrausch, a proposta é absurda, pois é o agro que sustenta a balança comercial.
As medidas podem trazer prejuízos para os produtores. Jairo acredita que as propostas devem ser para incentivar a agricultura e não desmotivar o setor.
Sobre a carta das entidades que foi enviada ao governador e a Assembleia Legislativa, Jairo destaca que a união é muito importante.
Jairo salienta que muitos produtores ainda não conseguiram aproveitar o bom momento do agronegócio. Ele opina que a proposta não é beneficiar o setor, ela é simplesmente para recolher ICMS e isso não incentiva o agronegócio.