A família de Tierry Ariel de Almeida tem recurso deferido pela Justiça do Rio Grande do Sul para realizar a cirurgia de correção do problema no maxilar, ocasionado pela síndrome Pierre Robin. Em entrevista a Nova Ceres, o Secretário da Saúde Marco Costa, informou que receberam no final de semana a decisão judicial do bloqueio de valores da conta do estado para a compra do equipamento que faltava para que fosse possível realizar a cirurgia do menino Tierry.
Tierry é portador de uma síndrome rara, que causa deficiências na boca, como a mandíbula para trás e palato aberto. Com isso, tem dificuldades para se alimentar, respirar, entre outras consequências.
O secretário explica que o valor foi bloqueado na conta estadual e o município vai fazer a gestão do recurso. Ele afirmou que será encaminhado para o Hospital de Lajeado a autorização para que seja realizada a compra do equipamento necessário e assim seja agendado o procedimento.
A família tem se mobilizado nesses últimos meses e com o empenho da sociedade receberam ajuda para o tratamento do menino. Porém, Marco Costa informa que a cirurgia será custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o valor é relativo ao equipamento. Ele ressaltou que dentro do processo existem alguns valores e disse que não conseguiria informar em números exatos, mas que acredita que fica aproximadamente a R$ 40.000. Ainda acrescentou que a família não terá despesas com a cirurgia, a não ser estadia e despesas pessoais.
Secretário informou que ainda hoje pretendem entrar em contato com a família avisando sobre o deferimento e depois resta aguardar o retorno do hospital com a data definida da cirurgia.