Foi confirmada, em Carazinho, a morte de um idoso em decorrência da Cavid-19. O caso estava sob suspeita desde o dia do óbito, na terça-feira (23) e foi confirmado pelo teste (PCR) na noite desta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Saúde daquele município.
“A Secretaria Municipal da Saúde comunica o primeiro óbito de um morador de Carazinho infectado pelo novo coronavírus. A vítima faleceu na terça-feira (23) e o resultado positivo do teste do LACEN chegou na noite desta quinta-feira (25). O paciente era um homem de 67 anos que tinha histórico de comorbidades e estava internado pela segunda vez no Hospital de Caridade de Carazinho – HCC. Na primeira internação, início de junho, ele realizou o teste da Covid-19 que deu negativo. Ainda na noite desta quinta, após a publicação do Boletim Diário (atualizado até às 16h), foram confirmados mais 8 casos positivos no município, totalizando 89 confirmados.”
Uma filha da vítima, em seu perfil no Facebook, fez um relato do histórico de identificação da doença e do tratamento, inclusive, citando dois testes negativos e idas e vindas ao hospital entre os dias 10 e 23 de junho. Segundo a nota, intitulada “Apelo e esclarecimento”, o idoso, de 67 anos, apresentou os primeiros sintomas gripais entre os dias 5 e 6 (fim de semana) deste mês, sendo encaminhado ao atendimento médico no dia 10 (quarta-feira) quando realizou o primeiro teste PCR que resultou negativo e, já na segunda-feira seguinte deu alta, ficando em casa
Com a melhora do quadro de pneumonia e autorizado a partir de um período de isolamento de cinco dias, chegou a voltar a trabalhar e cumprir outros compromissos. No entanto, no sábado, dia 20, o quadro piorou e voltou ao atendimento médico, sendo internado novamente, quando mais uma vez realizou teste (desta vez rádio, para a Covid-19, e novamente foi negativado. O quadro de insuficiência respiratória se agravou na terça-feira (23), mas ante que fosse encaminhado à UTI em Passo Fundo, não resistiu e acabou falecendo.
A nota do Facebook confirma a testagem positiva após a morte do idoso e conclui com um apelo. “Hoje, quinta-feira (ontem, dia 25), para surpresa de todos, recebemos o resultado de que nosso pai testou POSITIVO para covid 19. Perdemos nosso pai, nosso véio, para o coronavírus!!! UM APELO: procure atendimento o mais rápido possível, ao primeiro sinal!!! Não é uma gripezinha!!!”
CASOS CONFIRMADOS EM CARAZINHO
Ontem, no fim da tarde, a Prefeitura de Carazinho havia emitido seu boletim epidemiológico diário, onde contabilizava mais três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, em relação ao dia anterior. Porém, mais tarde, os números foram revistos e oito novos casos foram confirmados, chegando assim aos 89. Em Carazinho já são 56 pacientes curados.