Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam mais dois meses para entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo, que acabaria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho. No entanto, na segunda-feira passada (15) um extrato da Receita Federal mostrava que menos de 50% dos contribuintes ainda não haviam prestado suas contas ao Leão.
O contador Aristeu Kohen, da Kowil Contabilidade de Não-Me-Toque, confirma esse número e se mostra preocupado, apesar de que, entre seus clientes, as declarações já estão bastante adiantadas…
Para aqueles que deixam para a última hora, Kohen alerta que o tempo para a realização do processo depende do tipo de declaração…
Alguns itens a serem declarados necessitam maior atenção e geram dúvidas. Aristeu Kohen chama a atenção para quem teve ganho de capital em negócios imobiliários…
Trabalhadores autônomos e aqueles que agregam Carteira Assinada com MEI também precisam estar atentos…
Como fazer a declaração
Se você já separou tudo o que precisa, faça o download do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2020) no site da Receita Federal.
Para quem já fez o Imposto de Renda no ano anterior, o próximo passo é só importar os dados. Quando você selecionar para fazer uma nova declaração, grande parte dos campos já vão estar preenchidos.
Em seguida você deve selecionar a opção “Declaração de Ajuste Anual”, já que a retificação é apenas para quem quer alterar algum dado em uma declaração já feita em 2020. Feito isso, chegou o momento de você informar todos os seus rendimentos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”.
As despesas médicas também devem ser informadas. Para isso, preencha a ficha “Pagamentos Efetuados” com todos os valores destinados a esse tipo de gasto ao longo do ano.
Perto de finalizar a declaração, vai ser pedido para selecionar entre as opções do modelo de tributação: ou por deduções legais, ou por desconto simplificado. Mas qual você deve escolher? O próprio programa da Receita Federal já indica qual delas vai te oferecer mais vantagem.
Os próximos passos são informar os dados da conta bancária para qual o valor da restituição será depositado e clicar em “Enviar Declaração”. Pronto! Imposto de Renda 2020 feito com sucesso.
Primeira declaração
Caso seja sua primeira vez, a única diferença é que os dados não vão estar automaticamente na plataforma. Por isso, você deve informar logo no início do processo todos os seus dados pessoais e profissionais assim que selecionar que quer fazer uma nova declaração. Depois disso, é só seguir os outros passos citados acima.