Os produtores da área de ação da Cotrijal não param. Com cerca de 95% das áreas de soja colhidas, as atenções se voltam para os manejos pós-colheita.
O Departamento Técnico da Cotrijal indica que o momento é adequado para a coleta de amostras de solo e correção dos níveis de fertilidade, ação realizada com a ajuda da equipe do Programa Ciclus. “Esse manejo é de extrema importância, mesmo após um ano de estiagem. Logo estarão no campo as culturas de inverno e coberturas e lá na frente o milho e a soja, o que exigirá muito desse solo”, destaca Alexandre Doneda, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal.
A família Reisdorfer, de Almirante Tamandaré do Sul, sabe que é preciso dar atenção especial à fertilidade do solo, visando as próximas culturas. Por isso, mantém planejamento de longo prazo, aplicando calcário em um terço da área anualmente, de forma rotacionada, e seguindo as orientações do Departamento Técnico da Cotrijal.
São 220 hectares destinados para agricultura, atividade leiteira e pecuária, tudo organizado para manter a rentabilidade da propriedade. “Nosso objetivo é ter o solo protegido e com nutrientes necessários para que a produção seja satisfatória. A importância desse cuidado ficou evidente neste ano. Mesmo com a falta de chuva no verão, conseguimos bom resultado na soja”, afirma Luiz Augusto Reisdorfer, contando que alcançou média de 65 sacas/ha.
“Essa época do ano nos permite cuidar do nosso bem maior, que é o solo. Investimos em plantas de coberturas e também na correção da fertilidade”, acrescenta o produtor.
Programa Ciclus faz a diferença
Satisfeito com o trabalho de agricultura de precisão desenvolvido pelo Programa Ciclus, Reisdorfer lembra que suas lavouras eram desuniformes em fertilidade e produtividade. “Conseguimos mapear toda a área e estabelecer um planejamento que facilita o trabalho. Hoje mantemos uma média anual de correção, com ganhos significativos de produtividade”, explica.
Ouça a entrevista com o produtor Luiz Augusto Reisdorfer
Se liga na data!
Nesta quarta-feira, 15 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. “A data serve para reflexão e como alerta de que este é o período ideal para iniciar o manejo da correção do solo, semeadura de plantas de cobertura e controle de invasoras”, comenta Doneda.
Acesse também:
Facebook
Instagram
Linkedin
Texto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Fotos: Leonardo Kerber (Ciclus)