Início » CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

por Grupo Ceres
54 visualizações

A Inspetoria Veterinária de Não-Me-Toque comunica que neste mês de novembro ocorre a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Sul.

Nesta etapa são vacinados animais de 0 a 2 anos de idade.

É importante destacar que neste ano a vacina contra Febre Aftosa sofreu importantes alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação para 2 ml, com apresentações comercializadas de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais (nódulos).

Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação dos bovinos até 02 anos em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria. Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados, nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.

O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no RS ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das enormes perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.

Para manter o RS livre desta grave doença, a conscientização de todos quanto as principais medidas de controle e prevenção é fundamental: vacine seu rebanho e avise imediatamente o serviço veterinário oficial se observar animais com sinais clínicos da doença compatíveis com a febre aftosa (babando e mancando). As notificações de suspeitas de enfermidades vesiculares podem ser feitas na Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima.

 

Inspetoria de Defesa Agropecuária de Não Me Toque
Av. Dr. Waldomiro Graeff, 953
CEP 99470-000 Não Me Toque/RS
Tel. 54 3332 5357
e-mail: 
ivz-naometoque@agricultura.rs.gov.br

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade