Início » CICLO DE PALESTRAS: ATUALIZADOS PARA A SAFRA 2019/20

CICLO DE PALESTRAS: ATUALIZADOS PARA A SAFRA 2019/20

por Grupo Ceres
56 visualizações

Para ter excelência nos resultados da próxima safra, a Cotrijal busca alinhar as mais diversas informações. Desde a aquisição dos insumos, preparação das áreas e manejos de pragas e doenças. Uma prova disso foi o ciclo de palestras, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, para produtores de Lagoa Vermelha e Carazinho, abrangendo assim toda a área de ação da cooperativa.

“Foi uma manhã de muito aprendizado”, disse o produtor, Cléber Bergmann, de Nicolau Vergueiro. Com boas expectativas para a próxima safra de soja, o produtor avaliou de forma positiva as palestras e chamou a atenção para as questões de mercado e para a importância das parcerias. “Uma boa safra envolve diversas variáveis, um exemplo é o próprio mercado de grãos, só mesmo com o apoio da Cotrijal para o produtor aproveitar as melhores oportunidades”, reforçou Bergmann.

Atento aos trabalhos que antecedem a semeadura da soja, o produtor de Carazinho, José Luiz Espanhol, revelou que o ciclo de palestras serviu para colocar os agricultores em um novo patamar em termos de informações. “Isso nos aproxima ainda mais da nossa cooperativa, principalmente com o contado dos nossos agrônomos. São informações que podemos trocar e colocar em prática ainda nesta safra, para que possamos fazer a diferença e colher mais, eliminado pragas, doenças e lá na frente fazer bons negócios”.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que acompanhou as palestras e fez a abertura oficial dos eventos, o contato com a informação é cada vez mais necessário. “O mercado muda constantemente, a pesquisa está em plena evolução. Tudo a serviço de uma agricultura moderna e sustentável, mas com o principal objetivo, que é ter renda no campo e aquele produtor que estiver bem servido de informações e parcerias fará a diferença”.

Presenças: Também prestigiou as palestras o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroerder; o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima;  o gerente regional de Negócios da UPL, Renato Martins; além dos gerentes das unidades de Negócios da Cotrijal.

As Palestras
As condições atuais do mercado de grãos, a volatilidade do momento e as projeções futuras, foram pauta na palestra – “Perspectivas Globais do Agronegócio”, ministrada pelo diretor de Originação da Bunge, Roberto Angeloni Marcon. “A principal mensagem para o produtor está na prática de trocas, para se proteger dessas oscilações. Travar seu custo e daí pra frente, focar dentro da porteira, com atenção para as oportunidades de negócios”, recomendou

Outro tema foi o manejo de percevejos na soja, com o pesquisador Silvestre Bellettini – professor da UNEP. Ele apresentou todos os passos para que a população de percevejos nas lavouras não volte a trazer prejuízos. “O percevejo marron é uma praga que tem sido muito problemática na cultura da soja e por consequência nas culturas do milho e do trigo.  A nossa ideia é atualizar os produtores no sistema de manejo, com a identificação da praga,com o melhor controle a ser adotado. Porque eu não posso pensar em culturas separadas, mas sim no sistema de cultivo, ou seja, o que eu deixar de fazer na soja, o resultado virá no trigo”, explicou.

Indutores de resistência e fungicidas protetores na Soja, foi o destaque da pesquisadora de Fitopatologia da CCGL Tec, Caroline Wesp Guterres, que apresentou ferramentas conhecidas como multissítios, uma forma de proteção contra fungos e doenças na soja. “São fungicidas que auxiliam para reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência por parte dos fungos e com isso, contribuem para um melhor controle de doenças e apresentam boas respostas em produtividade, na última safra tivemos resultados de 14 sacos a mais por hectare”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

CICLO DE PALESTRAS: Atualizados para a safra 2019/20 Direção da Cotrijal prestigiou o evento Silvestre Bellettini falou sobre o controle de percevejos Caroline Wesp em sua apresentação O evento também contou com bom público em Lagoa Vermelha

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade