Início » CLUBE DA TERNEIRA COTRIJAL PREMIA PRODUTORES DA UNIDADE DE IGREJINHA

CLUBE DA TERNEIRA COTRIJAL PREMIA PRODUTORES DA UNIDADE DE IGREJINHA

por Grupo Ceres
75 visualizações

Clube da Terneira Cotrijal premia produtores da unidade de IgrejinhaRudimar Rheinheimer foi o ganhador na categoria Holandesa. Terneira teve um ganho de peso médio de 1.102 quilos/dia (Clique para ver mais imagens)A saúde, o crescimento e a produtividade futura de uma terneira de leite dependem muito das práticas de manejo e nutrição adotadas. Na Cotrijal, produtores ligados à unidade de Negócios de Igrejinha, em Coqueiros do Sul, têm se esmerado nesse cuidado. Foi o que revelou o concurso promovido pela unidade que premiou terneiras das raças Holandesa e Jersey. O evento, na noite de sexta-feira, 29, na Associação de Funcionários da Cotrijal (AFC), reuniu a direção da cooperativa, profissionais da Produção Animal, produtores inscritos, a gerência e demais colaboradores da unidade.

Conforme o veterinário da unidade, Marcos Rovani, que coordenou iniciativa inédita na cooperativa, a ideia era mostrar que se o produtor fizer manejos diferenciados pode ter a vaca que espera, com uma produção de 30 a 40 litros/dia. A proposta deu certo e os resultados surpreenderam.

O vencedor na categoria Holandesa foi o associado Rudimar Rheinheimer, 57 anos, cuja terneira – a Bé-bu”, obteve o maior ganho de peso diário: 1.102 quilos/dia. O segredo: “Muito cuidado e a assistência técnica da Cotrijal. Não pode faltar leite, água e o ambiente tem que ser seco”, comemorou. A média obtida por ele, superou inclusive a brasileira, que é de 800 g/dia, a americana (880 g/dia) e a canadense (900 g/dia).

Na categoria Jersey, quem teve o melhor resultado foi o associado Hiomar Neuberger, 53 anos. A terneira inscrita por ele, teve um ganho de peso de 833 g/dia.  “Aprendi muito. No início, foram 12 litros de leite/dia, depois Ração Cotrijal. Um bom colostro e uma cura bem-feita de umbigo também fazem a diferença”, festejou. Na propriedade, são 52 vacas em lactação, com produção média de 27 litros/dia.

O projeto-piloto na Cotrijal 
Participaram do concurso, terneiras nascidas entre 15 de dezembro a 31 de janeiro, e inscritas por produtores ligados à unidade de Negócios de Igrejinha. Os animais foram acompanhados pelo período de seis meses pelo técnico agrícola da Cotrijal, Vilson Weber, responsável por pesar e fazer a medição das terneiras.

Foi critério decisivo na avaliação, o maior desempenho de ganho de peso diário. Ao longo do concurso, produtores inscritos receberam palestras sobre nutrição de aleitamento, pós-desmame e manejo de pragas em milho para silagem por profissionais da cooperativa. Dentre eles, o gerente da Produção Animal, Renne Granato, e o coordenador do Departamento Veterinário da Cotrijal, Alan Issa Rahman.

“Um grande aprendizado. O Clube da Terneira Cotrijal criou hábitos novos e os cuidados não param por aqui. Foi importante para os produtores observarem que as terneiras são o futuro do rebanho”, avaliou Granato.

Iniciativa agradou 
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o sucesso no tambo começa pela criação da terneira. “Ficamos felizes pelos resultados. Isso mostra o comprometimento da Cotrijal também na atividade do leite e com o pequeno produtor. Uma iniciativa que já começa com sucesso e que deverá contemplar associados de outras unidades”, destacou o dirigente.

A empolgação dos produtores chamou a atenção do vice-presidente, Enio Schroeder, que também prestigiou premiação. “Fiquei surpreso com o que eu vi. Produtores motivados e com resultados surpreendentes. Todos estão de parabéns”, afirmou.

“Fico muito feliz de ver essa alegria, confiança na cooperativa e cuidado com os animais. Hoje o nosso produtor tem o padrão Cotrijal também no leite”, agradeceu o gerente da Unidade, Leandro Pires.

Premiação – O concurso teve 28 propriedades inscritas, 14 participantes e 25 terneiras disputando as duas premiações. O ganhador de cada categoria vai passar um final de semana, com acompanhante, no Hotel Tirolesa, em Pirituba (SC).

Clube da Terneira Cotrijal premia produtores da unidade de Igrejinha Na categoria Jersey, quem teve o melhor resultado foi o associado Hiomar Neuberger  Jantar de premiação, na sexta, 29, em Não-Me-Toque, reuniu os 28 produtores inscritos no concurso

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade