Início » 39ª CRE com sede em Carazinho desenvolve círculos de construção de paz nas escolas

39ª CRE com sede em Carazinho desenvolve círculos de construção de paz nas escolas

por Grupo Ceres
69 visualizações

As CIPAVES (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar) são um programa que busca implementar atitudes e comportamentos positivos nas escolas. Proposto pela Secretaria de Educação, em parceria com as demais secretarias de governo, o Programa CIPAVE envolve uma gama de ações que têm por finalidade estimular a mentalidade da prevenção, incentivar o interesse pela segurança na comunidade escolar, discutir, planejar e recomendar medidas de prevenção, além de comunicar situações de riscos aos órgãos responsáveis. Neste sentido, a 39ª Coordenadoria Regional de Educação com sede em Carazinho tem buscado, através de seu setor pedagógico, facilitar círculos de construção de paz, consolidando esta cultura dentro das escolas da rede pública estadual. ”Dentre as várias ações desenvolvidas no momento, está acontecendo uma formação em gestão de conflitos, extensiva às escolas municipais, particulares, grupos de escoteiros, ONGs e pais que atuam nas CIPAVES das escolas, além de outras secretarias municipais”, informa a profª Erlina Steffens Moraes, Assessora da CIPAVE na 39ª CRE.

Nessa perspectiva, a equipe vem atuando junto às escolas na prática dos processos circulares. A escola da vez, agraciada com a ação, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Veiga Cabral, de Pinheiro Marcado, que recebeu com muito interesse e contribuiu de maneira significativa na atividade proposta. ”A cultura de paz nas escolas deve primar pelo resgate de valores, respeito às diferenças, saber ouvir, dialogar e praticar a empatia, como forma de prevenir a violência e, assim, melhorar o relacionamento entre todos”, observa Erlina.

A CIPAVE vem desenvolvendo formações que habilitam os participantes a se tornarem multiplicadores de círculos nas comunidades escolares. O programa objetiva prevenir e reduzir os acidentes e a violência dentro das escolas. Para o ano de 2018, o foco da CIPAVE é de acompanhar o mapeamento dos índices de violência escolar para direcionar a forma adequada de trabalhar os diferentes tipos de conflitos existentes. Maiores informações no site www.cipave.rs.gov.br

Fonte: Portal Gazeta 670

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade