Início » Safra 2024/25 da soja tem expectativa de recorde no Rio Grande do Sul

Safra 2024/25 da soja tem expectativa de recorde no Rio Grande do Sul

Ato realizado durante a Fenasoja, em Santa Rosa, marcou de forma simbólica o início da safra

por Daiane Giesen
36 visualizações

O plantio da safra de soja 2024/25 avança no Rio Grande do Sul com boas perspectivas. Segundo a Emater/RS, a estimativa é de que 6,8 milhões de hectares sejam semeados, um aumento de 1,54% em relação à safra passada. Com condições climáticas favoráveis, a colheita pode alcançar 21,6 milhões de toneladas, o que consolidará a maior área cultivada em 100 anos no estado.

Os dados foram apresentados durante a Fenasoja, em Santa Rosa, pelo diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS), Claudinei Baldissera, que destacou a importância do monitoramento da safra. “A Emater tem presença capilar em todos os municípios do Estado e, com as tecnologias de informação, temos um grau de assertividade alto nas estimativas. Até o momento, 64% da área projetada já foi semeada”, afirmou.

Baldissera ainda reforçou o papel de políticas públicas no suporte aos produtores, citando o programa Monitora Ferrugem, que contribui para o controle da ferrugem asiática, a principal praga da soja.

Na região de Santa Rosa, berço da soja no Brasil, o plantio atinge 58% da área estimada. Apesar de estar ligeiramente abaixo da média estadual, Baldissera se mostrou otimista: “Santa Rosa cultiva cerca de 11,4% da safra gaúcha e é uma das regiões mais importantes. Com a retomada das chuvas e o uso de tecnologias, esperamos uma safra cheia”, disse.

Em nome dos produtores da região, o presidente da comissão da ExpoRural da Fenasoja, Fabiano Soltis, também falou com otimismo. “A agricultura é a arte de se adaptar à natureza. Tivemos dias sem chuva, mas uma precipitação recente foi vital para a estabilidade das lavouras. Estamos finalizando o plantio e esperamos que esta seja uma safra abençoada, após anos marcados por estiagens e excessos de chuva”, afirmou.

Ato simbólico marca o início da safra

No sábado, a Fenasoja sediou uma solenidade que simbolizou o início do plantio da safra 2024/25, celebrando o centenário da introdução da soja no Brasil. O evento contou com a presença de autoridades, produtores e o pastor Walter Lehenbauer, que abençoou a safra, relembrando a história de seu avô, o pastor Albert Lehenbauer, responsável por trazer as primeiras sementes ao país há 100 anos.

Durante a cerimônia, duas colheitadeiras foram ligadas. As autoridades presentes depositaram sementes de soja para marcar simbolicamente o plantio. Depois, uma colheitadeira derramou os grãos, concluindo o ato.

“Esse ato representa 100 anos de evolução da agricultura. Para quem tem terra correndo na veia, é algo inestimável. A soja, que começou aqui em Santa Rosa, é hoje um símbolo de tecnologia, inovação e sustentabilidade”, destacou Soltis.

 

 

Fonte: Correio do Povo

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade