O domingo (13) de sol e temperatura agradável foi marcado pela fé em Passo Fundo. Com o tempo bom, milhares de devotos do norte gaúcho participaram da 43ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, a segunda maior do país em homenagem à santa padroeira do Brasil.
O percurso de sete quilômetros começou às 8h na Catedral Metropolitana e encerrou por volta das 10h30min no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com missa campal. Ao longo do percurso entre o centro da cidade e o bairro Jardim América, às margens da RS-153, os fiéis aproveitaram para fazer promessas, agradecer as graças alcançadas e renovar a devoção.
Caminhando, descalços e até de joelhos os fiéis acompanharam a imagem de Nossa Senhora entoando cânticos, orações e pedidos, fazendo jus ao lema escolhido para a romaria: Maria, ensina-nos a rezar! O tema é referência ao Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.
Neste ano, a organização calcula que mais de 100 mil fiéis tenham participado da programação ao longo do domingo. Realizada pela primeira vez em 1980, a peregrinação é um dos mais importantes eventos religiosos da região.
Ainda na programação de domingo, aconteceu o terço vocacional às 13h15min, a bênção do Santíssimo às 14h e a missa dos jovens a partir das 16h.
Ouça a entrevista com o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo:
Fonte: GZH / Kimberlly Kappenberg e Günther Schöler