Desde a noite de terça-feira (1), e durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (2), o município de Carazinho, e parte da região Norte, foram atingidos por temporais. O Grupo Ceres esteve no município vizinho (Carazinho), relatando o trabalho de ajuda a população. O temporal de granizo causou danos em ao menos 450 residências.
Nas primeiras horas da manhã, moradores já faziam fila para conseguir lona na sede do Corpo de Bombeiros Militar. Desde a madrugada e até 10h, 400 lonas haviam sido entregues. No começo da tarde 740.
No local, a reportagem conversou com o sargento, Ederson Castro, que confirmou que o primeiro atendimento foi realizado logo após às 23h, foram mais de 66 rolos de 100 metros, entregues à comunidade.
“O temporal atingiu toda a cidade, mas os maiores estragos foram registrados nos bairros São Lucas e Santa Terezinha”, esclarece.
No bairro São Lucas, encontramos a difícil realidade de perto enfrentada por Kauane de Almeida Bender, mãe de dois filhos, está gravida, e teve sua casa tomada pela água da chuva, após queda das pedras de gelo nesta madrugada.
“As roupas molharam tudo inclusivo das crianças, tive que sair e procurar ajuda na casa da minha mãe” comenta.
O prefeito Milton Schmitz, pediu um pouco de calma e paciência para que possa ser resolvido todos os problemas. O chefe do executivo municipal recebeu o Grupo Ceres em seu gabinete. Um decreto de emergência foi assinado. O município está fornecendo lonas e telhas.
“Para resolver todos os problemas estamos engajados para que seja minimizado esses problemas com ajuda dos bombeiros, Defesa Civil, secretarias de Assistência Social e de Obas”, ressalta.
Não-Me-Toque
Em Não-Me-Toque, segundo a Defesa Civil, ocorreram danos as lavouras, entupimento de bueiros e infiltrações sem maiores problemas estruturais. Seis residências apresentaram algum problema estrutural localizadas nos bairros Industrial, Santo Antônio, Jardim e Ioris. Além disso, o registro de ao menos uma instituição de ensino danificada, com a entrada da água da chuva.