O ginásio da Acapesu em Carazinho amanheceu em alto astral e com intensa movimentação de expositores e público. Todos aguardando o começo da programação do 2° Encontro Abelheiro. O evento reúne mais de 100 expositores, sendo 70 no ginásio mais voltados à cadeia produtiva das abelhas e mais de 30 agroindústrias locais e regionais no espaço externo, compondo a Colmeia das Agroindústrias, uma das novidades deste ano.
– O Encontro Abelheiro é uma grande oportunidade de conhecimento e negócios para criadores de abelhas com e sem ferrão. E claro, uma grande atração, uma excelente opção de lazer para o público em geral, que pode acessar o evento gratuitamente e conhecer, por exemplo, os diferentes tipos e sabores de mel. A felicidade é muito grande ao iniciar o evento – destaca César de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.
O 2° Encontro Abelheiro é realizado pela empresa Védera em correalização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Carazinho, Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Carazinho Milton Schmitz, o secretário estadual de Agricultura Clair Kuhn e o presidente da Emater/RS-Ascar Luciano Schwerz. Outras instituições também estiveram representadas, como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Sebrae, Fetraf, Unicafes, Femers, Fargs e Ucapi.
O primeiro dia do 2° Encontro Abelheiro tem palestras e demais atividades mais focadas para a Apicultura (criação de abelhas com ferrão), com destaque para o Fórum Apícola dos Estados. O sábado (28) será voltado à Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e conta com o 1° Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica, dentro do espaço Conecta Brasil, entre várias outras atrações.
Fonte: Ascom Encontro Abelheiro