O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal registrou 203 ocorrências de incêndio em vegetação durante este último fim de semana.
O domingo (25) foi o dia com mais registros, com total de 110 casos. Segundo os bombeiros, a área queimada equivale a 60 hectares, cerca de 60 campos de futebol.
No sábado (24), houve o atendimento de 93 ocorrências de incêndio, totalizando 224 hectares de área queimada, cerca de 224 campos de futebol.
Sem chuva há mais de 120 dias, o Distrito Federal amanheceu no domingo com densa camada de fumaça no centro de Brasília e regiões administrativas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça é proveniente dos incêndios no interior de São Paulo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do DF é uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.
Nesta segunda-feira (26), a capital federal amanheceu mais uma vez encoberta por fumaça cinza.
Em Goiás, diversos municípios também registram densa fumaça. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que “o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se à fumaça produzida pelas queimadas em Goiás”.
A previsão do órgão é de que a fumaça se dissipa gradativamente até quarta-feira (28). No DF, o Inmet emitiu alerta laranja pela baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.
Fonte: CNN