A Escola de Educação Especial Novo Horizonte, APAE de Victor Graeff, inicia o segundo semestre de 2024 com uma programação repleta de atividades voltadas para o desenvolvimento e a inclusão dos seus alunos. Um dos destaques deste período é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, abordando o tema “Nossa história, quem somos e o que fazemos”.
A diretora da escola, Marceli Schereder, destacou a importância deste evento anual, que visa conscientizar a sociedade sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência. “É uma semana que promove o desenvolvimento de ações para sensibilizar a comunidade quanto às necessidades específicas e a organização social das políticas públicas voltadas para a inclusão”, explicou Schereder.
Durante a semana, a Escola Novo Horizonte planeja uma série de atividades que envolverão tanto os alunos quanto suas famílias e a comunidade em geral. Entre as ações programadas está um encontro com as famílias, sob a coordenação da assistente social, onde serão promovidos debates e reflexões sobre a inclusão. Além disso, haverá visitas a instituições parceiras da APAE com o objetivo de sensibilizar a comunidade para as potencialidades e habilidades das pessoas com deficiência.
Outro ponto alto da programação será a apresentação da música “A Hora da Inclusão”, coordenada pelas professoras, que busca mostrar à comunidade as habilidades dos alunos da escola. A apresentação promete ser um momento emocionante, destacando o talento e a capacidade dos estudantes da Novo Horizonte.
Para finalizar a semana especial, os alunos terão a oportunidade de assistir a uma sessão de cinema em Passo Fundo, onde será exibido o filme “Divertida Mente 2”. Esta atividade tem como objetivo proporcionar um momento de lazer e integração para os alunos, reforçando a importância da cultura e do entretenimento no processo de inclusão.
A diretora Marceli Schereder destacou o entusiasmo de toda a equipe com a programação do segundo semestre, afirmando que a escola está empenhada em continuar promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos seus alunos, tanto nas atividades educativas quanto nas sociais.