O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que o governo federal pode estender a moratória concedida a produtores rurais gaúchos para pagamento das parcelas de operações de crédito rural com as instituições financeiras. A última decisão sobre a renegociação das operações de crédito rural havia sido tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com validade até 15 de agosto.
“Temos uma demanda para que possamos prorrogar a moratória dos vencimentos aos produtores, que termina agora, dia 15 de agosto”, disse o ministro, em entrevista coletiva no Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo.
Fávaro também afirmou que novos recursos em apoio ao produtor rural gaúcho podem ser liberados, caso haja necessidade.
“Mesmo se todos os recursos não forem suficientes, o governo está disposto a incrementar com o volume de recursos que for necessário”, comentou o chefe da Agricultura.
Ao mesmo tempo, o protesto organizado pelo grupo SOS Agro RS se intensifica no Interior e na Capital. O grupo prepara um tratoraço nesta quinta-feira, 8, no Parque Harmonia, com posterior caminhada à Superintendência Federal da Agricultura.
Até a manhã desta segunda-feira, os atos foram registrados em mais de 50 municípios gaúchos e mais de 50 ônibus de manifestantes estavam confirmados para chegar a Porto Alegre. A previsão é reunir, pelo menos, 300 veículos agrícolas.
Os agricultores pedem soluções imediatas do governo federal para cultivar a safra 2024/25, que tem o plantio iniciado em outubro. Após as enchentes de maio e endividados devido às estiagens de 2021, 2022 e 2023, estão com os nomes negativados no sistema bancário brasileiro e impedidos de financiar novas lavouras.
Fonte: Correio do Povo