A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), recebeu a avaliação máxima de conceito 5 no processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse conceito representa a mais alta qualidade atribuída às instituições de Ensino Superior pelo órgão regulador da educação no país.
A comissão do MEC avaliou a Ulbra entre os dias 24 e 26 de maio e reconheceu a excelência da instituição nos seguintes aspectos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
A Diretora da Ulbra Carazinho, Frankiele Oesterreich, explicou o processo de avaliação, destacando a importância desse recredenciamento para a universidade. Segundo ela, o MEC realiza avaliações periódicas, a cada dez anos, para que uma universidade se mantenha como tal. Essa avaliação abrange diferentes eixos da instituição, incluindo planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento da instituição, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
No caso específico da Ulbra, a avaliação realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio abrangeu todas as unidades da Ulbra no Rio Grande do Sul, bem como as demais unidades da Universidade espalhadas pelo país. A instituição obteve a nota máxima, 5, nessa avaliação. Frankiele ressaltou que essa conquista representa a excelência acadêmica da Ulbra, tornando-a uma escolha segura para quem deseja estudar em uma instituição de qualidade.
Frankiele também ressaltou a importância da avaliação para os alunos, destacando que a excelência dos professores, metodologia de ensino, sistema de avaliação e currículos dos cursos são fatores relevantes. A Ulbra passou por uma reformulação curricular em 2017 e 2018, buscando adaptar-se às demandas mais recentes e inserindo a prática e a extensão nas atividades acadêmicas. Isso permite que os alunos tenham uma experiência prática desde o início do curso, vivenciando aquilo que desejam fazer.
Rodrigo Sjlender, coordenador de Marketing da Ulbra, ressaltou que a universidade se destaca ao trazer o aluno como protagonista do aprendizado. Desde a reformulação realizada em 2014, a Ulbra adotou a abordagem em que o aluno não é apenas um receptor passivo de conhecimento, mas também um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem. O aluno não apenas aprende, mas também ensina, compartilhando suas vivências dentro da sala de aula. Essa abordagem colabora para um ensino de qualidade, melhora a aplicação do conhecimento no mercado de trabalho e foi um dos fatores que contribuíram para a obtenção da nota máxima de excelência pelo MEC.
Ouça a entrevista: