O Programa Universidade Para Todos (Prouni) anunciou hoje, 31 de julho, os resultados da edição referente ao segundo semestre de 2024 em seu site oficial. Este programa destina-se a candidatos de baixa renda, que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.
A etapa de inscrição do Prouni encerrou-se em 26 de julho. No entanto, o programa utiliza a nomenclatura de “pré-seleção” em vez de “aprovação” porque os candidatos ainda precisam passar por outras etapas para confirmar a vaga. Entre essas etapas estão a verificação de documentos, para comprovar as informações fornecidas na inscrição, e provas adicionais, quando exigidas pelas universidades. As instituições devem informar os detalhes desse processo aos alunos em até 24 horas após a divulgação dos resultados. Além disso, a formação de turmas depende de um número mínimo de matriculados.
Para aqueles que não forem selecionados na primeira chamada, o Prouni publicará uma segunda chamada no dia 20 de agosto. Os candidatos que não forem contemplados nesta etapa poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, na qual as instituições convocarão os candidatos para preencher bolsas não ocupadas.
No caso de empate nas notas do Enem, os critérios de desempate são: maior nota na prova de redação; maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Nesta edição, o Prouni distribuirá um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais. Participam desta edição 901 instituições privadas de ensino superior, oferecendo um total de 367 cursos.