Início » Ritmo acelerado na recuperação do Parque de Exposições Assis Brasil

Ritmo acelerado na recuperação do Parque de Exposições Assis Brasil

Subsecretária Elizabeth Cirne-Lima garante conclusão das obras até a abertura dos portões da 47ª Expointer, no dia 24 de agosto

por Daiane Giesen
101 visualizações

A 25 dias da 47ª Expointer, que ocorre entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, os trabalhos de recuperação e preparação do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ocorrem em ritmo acelerado. Duramente atingido pelas chuvas e enchentes de abril e maio, o local ficou com a maior parte de sua área de 144 hectares submersa durante um mês, com a água atingindo dois metros acima do solo em alguns pontos. A subsecretária do parque, Elizabeth Cirne-Lima, garante que, até a abertura dos portões para o maior evento da agropecuária gaúcha, além de concluir os reparos, oferecerá ao público inclusive melhorias na infraestrutura.

“A única obra que não vamos conseguir entregar na integralidade é a recuperação do piso dos pavilhões”, lamenta Elizabeth, salientando que o pavilhão reservado para a Agricultura Familiar encontra-se em perfeitas condições, inclusive o piso.

Com aumento de 11% no número de expositores em relação ao ano passado, chegando a 413 empreendimentos na próxima edição da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar é o espaço que atrai o maior público da feira, com milhares de pessoas transitando nos corredores formados pelos estandes.

Boulevard ampliado

Entre as melhorias antecipadas por Elizabeth está a ampliação do Boulevard. A área dedicada às associações de raça ganhará uma quadra a mais, avançando em direção à sede da administração do parque. A subsecretária afirma ainda que haverá o lançamento de “algo inédito e maravilhoso” para a 47ª Expointer, mas guarda segredo. Ela adianta, no entanto, que a novidade será anunciada pelo governador Eduardo Leite até o dia 12 de agosto.

De acordo com Elizabeth, estão concluídos os consertos e aperfeiçoamentos nas redes elétrica e hidráulica. “Energia foi o problema maior, pois nossos equipamentos elétricos estavam todos instalados no nível do solo”, explica a gestora. Com o que foi realizado nos últimos dias, Elizabeth assegura que há menor probabilidade, agora, de faltar água ou de ocorrer corte de fornecimento de energia elétrica durante a realização da Expointer, quando a infraestrutura do parque é exigida ao limite de sua capacidade.

Estacionamento e portões

As obras contemplam ainda crescimento da área calçada e abertura de, pelo menos, duas vias. A inundação ocorrida, no entanto, deverá limitar o aumento das vagas de estacionamento. Estavam previstas 2,5 mil novas vagas. Para tanto, seria preciso concluir a drenagem do terreno, atividade que Elizabeth não tem certeza se conseguirá terminar até o início da Expointer. A subsecretária prevê, no entanto, a possibilidade de disponibilizar, no mínimo, mil vagas a mais.

Portões também serão alterados. Um deles, o de número quatro, reservado às autoridades, foi deslocado para as proximidades das bilheterias, e permitirá, a partir desta Expointer, o ingresso também de profissionais de imprensa. Outro portão será aberto para facilitar o trânsito de veículos provenientes da BR-448.

“A maioria dos caminhos que levam à Expointer, quase todos, estarão modificados”, informa Elizabeth.

As alterações viárias deverão ser divulgadas nos próximos dias.

Contratos emergenciais

No total, o governo do Estado liberou, de forma emergencial, R$ 6 milhões para as obras no parque.

“Sendo emergencial, tínhamos a expectativa ingênua de tramitação dos processos em uma semana”, revela Elizabeth.

A burocracia, no entanto, levou um mês e meio, ainda assim um período bem inferior ao que normalmente é exigido pela máquina pública, de seis meses a um ano. Os recursos foram anunciados em junho por Eduardo Leite, mas os contratos só puderam ser assinados há cerca de dez dias.

O parque retomou suas operações desde esta segunda-feira, 29, com a entrada de animais para as semifinais do Freio de Ouro 2024. A partir desta terça-feira, com acesso gratuito do público às arquibancadas da Arena do Cavalo Crioulo, tem início as provas classificatórias, que se estendem até o sábado, dia 3. As finais do Freio de Ouro ocorrem entre os dias 26 e 31 de agosto.

 

Fonte: Correio do Povo

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade